Notícia

Familia

Não ponha estes alimentos no microondas

É um dos eletrodomésticos mais usados no nosso dia a dia, mas atenção porque nem todos os alimentos podem ou devem ser lá cozinhados ou aquecidos.
Por Inês Neves | 11 de fevereiro de 2017 às 17:10
...
Não ponha estes alimentos no microondas

A maioria das refeições é aquecida no micro-ondas. Mas, tenha muita atenção porque há alimentos que não devem ser aquecidos, cozinhados ou descongelados neste eletrodoméstico.

Há os que perdem nutrientes, os que podem pegar fogo ou até mesmo provocar uma intoxicação.

Veja quais são os proibidos.

BRÓCOLOS
Perdem grande parte dos seus nutrientes se forem cozinhados em água dentro do microondas. Perdem 97% do seu benefício antioxidante, o efeito de grande parte das vitaminas desaparece.

MASSA
Não deve ser aquecida neste electrodoméstico. A textura altera-se, fica mais seca e pode perder algum sabor.

CARNE
Não é boa ideia descongelar a carne no microondas. O tempo que leva até descongelar é demasiado e faz com que fique cozida nas extremidades.

OVOS
É um risco cozinhá-los neste electrodoméstico, uma vez que as altas temperaturas podem fazer com que rebentem. O mesmo pode acontecer com os pimentos, que podem mesmo pegar fogo ao micro-ondas

ARROZ
Aqui é importante a forma como o guarda. Quando o arroz é deixado num recipiente a temperatura ambiente, os esporos multiplicam-se e podem provocar uma intoxicação alimentar. Ao voltar a aquecer o arroz, arrisca-se na mesma a ter uma intoxicação.

ESPINAFRES E OUTROS VEGETAIS
O European Food Information Council desaconselha o seu reaquecimento. Isto porque tanto os espinafres como outros vegetais com folhas têm elevados níveis de nitrato. Ainda que estes, em si, sejam inofensivos, o problema surge quando os nitratos são convertidos em nitritos e estes, por sua vez, em nitrosaminas. Isto pode afetar a capacidade da corrente sanguínea de transportar oxigénio. A situação complica-se no caso das crianças, uma vez que pode provocar problemas no coração dos bebés conhecido por ‘Blue Baby Syndrome’.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável