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Páscoa

Os alimentos proibidos e que não deve comer nesta Páscoa

O verão está quase aí e a Páscoa parece sempre colocar um freio na "operação biquíni". Precisa evitar a todo custo estes alimentos. Mas, calma, fizemos 1 lista para o seu cardápio de domingo.
15 de abril de 2019 às 09:00
Com o verão cada vez mais perto começa a correria ao ginásio e aos cadernos de receitas saudáveis, tudo para que esteja em forma em pouco tempo. O almoço de Páscoa, no domingo, dia 1, não precisa condenar a sua dieta.

Fizemos 1 lista com tudo o que precisa evitar este fim de semana. A começar pelas frituras e enchidos que estão sempre à mesa antes do prato principal. Substitua as entradas por legumes crus com molho de iogurte. São bonitos e apetitosos. Ou ainda por marisco.

Na hora de servir o almoço evite os tradicionais cabrito, borrego e bacalhau – enquanto os 2 primeiros são ricos em gordura, o sal do bacalhau também pode fazer mal. Opte antes por peixes magros como robalo, pescada ou dourada no forno. Mas se não consegue abdicar totalemente da tradição, escolha fazer o bacalhau grelhado ou assado com legumes. As natas estão proibidas.

Tenha cuidado também com os temperos. Prefira o sabor das ervas, limão e alho para diminuir a quantidade de sal que utiliza na cozinha.

Retire os refrigerantes de sua casa, servindo apenas os sumos naturais ou água aromatizada.

Vai ser impossível fugir ao chocolate, mas isso não é mal. Os chocolates com baixo teor de açúcar podem mesmo fazer bem à saúde, diminui os níveis de LDL (colesterol ruim), aumenta a sensação de bem estar ao libertar endorfinas, diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Escolha 1 chocolate com mais de 50% de cacau para fazer uma mousse de sobremesa (juntando banana, mel, canela e amêndoas). Não precisa abdicar dos doces, apenas substituir os igredientes. 

Finalmente, o tradicional do folar. Não está proibido, mas tem de ser adaptado. Utilize leite magro, creme vegetal (em vez de manteiga) e farinha integral, por exemplo. Se é do norte e está habituado ao folar salgado, substitua as carnes gordas por frango, fiambre de porco ou de aves. 

E, mais importante, mantenha-se ativo. 

Percorra a galeria para ver como pode preparar um almoço apetitoso e saudável.

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