Notícia

Dia Internacional da Mulher

Portuguesas juntam-se à Greve Internacional de Mulheres

“Não me calo, nem trabalho – Basta!”, sai à rua em forma de protesto pela boca das portuguesas e mulheres de mais 40 países neste dia. Para combater o machismo e apelar à igualdade.
08 de março de 2017 às 08:00
A carregar o vídeo ...

Neste Dia Internacional da Mulher, quarta-feira, dia 8, no Rossio, Lisboa, ao final da tarde, as mulheres portuguesas juntam-se em forma de movimento feminista na Paralisação Internacional de Mulheres que acontece em mais de 40 países.

Esta acção vem a dar ênfase à igualdade e ao fim da mulher "invisível". É com o lema "Não me calo!" que as mulheres vão sair à rua para expressar os seus direitos, dando fim à publicidade gratuita que fazem sobre elas e à sua desvalorização no trabalho.

O objectivo desta greve simples: consciencializar a sociedade para a importância do sexo feminino. A ideia mesmo é que, neste dia, as mulheres deixassem os seus postos de trabalho, ou as tarefas da casa, por um dia, ou umas horas, para se tomar consciência de como seriam as empresas, o mercado, sem elas. 

Esta iniciativa assumiu-se através do movimento feminista na Argentina, 'Ni Una Menos', como um grito colectivo contra a violência machista em Outubro do ano passado. Com a duração de uma hora de protesto, as mulheres vestiram-se de preto e pediram justiça pela morte da jovem Lúcia Perez.

No passado dia 21 de Janeiro, as activistas norte-americanas defenderam a Women’s March (Marcha das Mulheres) contestando as "políticas agressivamente misóginas, homofóbicas, transfóbicas e racistas" de Donald Trump.

Em Portugal, a marcha teve lugar em, pelo menos, cinco cidades.

O Dia Internacional da Mulher será celebrado por todo o país até o dia 11 de Março, com o intuito de marcar o protesto contra todas as desigualdades e à violência de género.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;