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IRS: Saiba como receber todo o dinheiro a que tem direito

Quer receber todas as deduções dos seus impostos? Siga estes 6 passos e vá até ao E-Fatura. O prazo acaba amanhã, dia 15.
Por Inês Neves | 14 de fevereiro de 2017 às 10:13
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IRS: Saiba como receber todo o dinheiro a que tem direito

Atenção: tem até ao dia 15 de Fevereiro para validar, inserir ou corrigir as faturas relativas às suas despesas de 2016.

Não sabe como? Siga estes 6 passos para garantir que nenhuma dedução lhe escape, segundo o site Saldo Positivo.

Alguns dos problemas mais comuns sobre este tema prendem-se com faturas que ficam pendentes por falta de informação, faturas mal classificadas ou faturas que nunca chegam a ser registadas pela entidade comercializadora. 

1 - COMO CONSULTAR FATURAS
Pode consultar a situação das suas faturas ao aceder à página pessoal no sistema e-fatura.

E-fatura -> Sr. Consumidor -> colocar número de contribuinte e senha de acesso

Nesta área poderá ver as deduções provisórias de IRS distribuídas pelas respetivas categorias: despesas gerais familiares, saúde, educação, habitação, lares, reparação de automóveis e motociclos, restauração e alojamento, cabeleireiros e atividades veterinárias.

Se clicar em cima de cada uma das categorias, poderá ver elencadas todas as faturas das despesas que realizou ao longo de 2016.

2 - COMO VALIDAR FATURAS
Quando acede à sua página do E-Fatura, se tiver despesas por validar, irá aparecer uma lista com as faturas na situação "pendente", cuja informação deverá ser atualizada.

Deverá selecionar a respetiva atividade da despesa, clicando no ícone correspondente: despesas gerais familiares, saúde, educação, habitação, lares, reparação de automóveis, reparação de motociclos, restauração e alojamento, cabeleireiros ou despesas com veterinários.

Sempre que alterar dados, deverá clicar no ícone "guardar". Depois a despesa passa para a respetiva categoria e fica na situação "registada".

Se os contribuintes não selecionarem o setor de atividade a que respeita cada uma das faturas, estas serão contabilizadas como "Despesas gerais familiares".

3 - COMO CORRIGIR UM ERRO
Os consumidores devem manter as faturas em papel em seu poder, pelo menos, até confirmarem que a informação no E-Fatura está correta.

Se, ao aceder à sua página, verificar que existem discrepâncias, como por exemplo no valor de aquisição, deverá corrigir o erro.

Para o fazer, deverá entrar na fatura em questão, clicar no botão "alterar" (fica no canto inferior esquerdo) e colocar os dados certos. Não se esqueça de "guardar".

4 - COMO REGISTAR UMA FATURA
As faturas emitidas são comunicadas pelos agentes económicos à AT até ao dia 25 do mês seguinte ao da sua emissão. Nestes termos, as faturas com NIF serão disponibilizadas na página pessoal de cada consumidor até ao final do mês seguinte ao da emissão.

Após esta data, se a despesa não estiver no E-fatura, o consumidor deverá inseri-la na sua página pessoal do E-fatura. Para fazê-lo, deve clicar em "registar faturas" e colocar os elementos das faturas que tenham em seu poder.

5 - COMO ADICIONAR UMA DESPESAS DE SAÚDE COM RECEITA MÉDICA

Poderá deduzir 15% das despesas realizadas com saúde até ao limite de 1000 euros. No entanto, as despesas à taxa normal de IVA (23%) deverão ser devidamente justificadas com receita médica. Estas terão sempre que ser validadas no E-fatura.

Assim, quando acede à sua página, se houver alguma despesa que seja necessário adicionar receita, esta irá aparecer logo na página inicial.

Deverá clicar em "adicionar receita", clicar no ícone "sim" e indicar o valor dos bens ou serviços adquiridos à taxa normal que constem nessa receita.

6 - COMO REGISTAR UMA DESPESA FEITA NO ESTRANGEIRO
Se realizar uma despesa de saúde ou educação em outro país da União Europeia poderá colocá-la no IRS, mas terá de registá-la manualmente.

Para tal, deverá ter uma fatura ou documento equivalente que comprove a despesa.

De seguida, deverá clicar em "registar faturas" e dentro desta área selecionar a opção do registo de faturas emitidas no estrangeiro, para depois colocar os dados pedidos, como o NIF do comerciante, o país onde foi efetuada, o número da fatura, o valor da despesas, o valor do IVA e a natureza da despesa.

Também poderá deduzir despesas de saúde, formação e educação realizadas foram do espaço da UE, desde que tenha a respetiva fatura.

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