Notícia

Animais de estimação

Marcelo dá luz verde para tratar animais como crianças

Marcelo aprovou o estatuto jurídico dos animais e os tribunais vão tratá-los como crianças. Em caso de divórcio, fica estipulado com quem vão ficar os bichos.
Por Inês Neves | 06 de fevereiro de 2017 às 15:31
...
Marcelo dá luz verde para tratar animais como crianças

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, há poucos dias, o diploma que estabelece um estatuto jurídico dos animais. Ou seja, em vez de "coisas", reconheceu-lhes "a sua natureza de seres vivos dotados de sensibilidade". Por exemplo, em caso de divórcio, a guarda dos bichos também terá de ser regulada, de acordo com o seu bem-estar. Tal como acontece com as crianças.

Estatuto mais do que merecido. Afinal de contas, os cães são mesmo os melhores amigos do homem. São companheiros, brincalhões, afetuosos, dependentes, fiéis. E eles gostam tanto de nós como nós deles.

O que não faltam, também, são provas científicas de que ter um animal de estimação faz bem à saúde, mental e física. Ajuda a reduzir o stress, por exemplo, melhoram o nosso humor e afastam a depressão, ajudam as crianças e reduzem as alergias.

E como se isso não bastasse, o seu amigo de quatro patas também conseguem perceber o que diz e a forma como diz, segundo um estudo da Universidade Eotvos Loránd University em Budapeste, na Hungria.

Os cães conseguem processar a linguagem e a entoação e até as combinam para interpretar melhor o que o dono diz.

...
Os cães conseguem perceber o que diz e como diz

Os investigadores usaram ressonância magnética funcional para descobrir como os cães processavam a linguagem e a entoação. Os dados revelaram que estes bichos realmente processam o vocabulário e conseguem reconhecer palavras individuais usando o hemisfério esquerdo do cérebro, tal como os seres humanos.

A equipa também monitorizou o centro de recompensa do cérebro e descobriu que os cães responderam melhor às palavras elogiosas ditas com um tom de entusiasmo.

Isto mostra que "os cães não só separam o que dizemos da forma como dizemos, mas que também conseguem combinar os dois para uma interpretação correta do que essas palavras realmente querem dizer".

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
maria josé gil conde 10.02.2017

Não consegui inserir, talvez por alguma avaria no PC. Mas, fiquei emocionada, a fim de que se faça justiça e se dê espaço cívico e carinhoso para com eles. Maior inércia na AR...precisa-se!

Anónimo 09.02.2017

Eh, e as crianças são tratadas como animais e não só, como se viu à pouco tempo as notícias de Alijó, tratarem aquelas pessoas como animais e ainda pior que isso... Pouca vergonha....

Gustavo Almeida 08.02.2017

FLASH! Animais de estimação não são só CÃES! Então e os gatos (já para não falar nos outros)? Haha

Anónimo 08.02.2017

URGENTE ! Tratar os idosos deste país como Humanos. São tratados pior que os animais. Espoliados nas reformas, despejados das casas, péssima assistência médica ( aguardam horas nas filas dos Centros de Saúde).
Abandonados por famílias.
São descartáveis e ninguém os defende!

ver mais comentários

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;