Notícia

Quarentena

Telescola: os horários das aulas que pode ver na televisão

Foi há 33 anos que se apagou a luz do estúdio onde os professores davam aulas pela televisão. O ensino à distância regressa em tempos de confinamento com muitas novidades. A telescola está de volta e nós mostramos o quadro com horários para alunos e pais
19 de abril de 2020 às 20:53
...
Telescola: os horários das aulas que pode ver na televisão
Foto: istock

A nova telescola começa segunda-feira, 20 de abril, 33 anos após o projeto ter sido extinto pela RTP e pelo Governo então liderado por Aníbal Cavaco Silva. Cerca de 40 professores vão lecionar, em blocos duas horas por ciclos de ensino, aulas de 30 minutos cada. Os docentes vão ensinar matérias generalistas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino, de acordo com diretrizes do Ministério da Educação. As aulas não presenciais do 3.º período deste ano letivo serão transmitidas, de segunda a sexta, entre 9h00 e as 17h30, no canal RTP Memória.

As gravações começaram no passado dia 10 de abril, sexta-feira, com professores muito nervosos e intimidados com o aparato de um estúdio de televisão, mas que, aos poucos, se foram ambientando ao cenário. Segundo Gonçalo Madaíl, diretor da RTP Memória, as emissões "não são propriamente uma sala de aula, mas antes um espaço pedagógico e educacional para que professores possam conversar, através da televisão, com os alunos em casa sobre as devidas matérias, os géneros temáticos e para diversos anos letivos."

Contando com dois grandes ecrãs, um deles é interativo e permite navegar na internet, selecionar e recortar conteúdos. As aulas do #EstudoEmCasa, assim se chamará a nova plataforma da telescola, terá ainda à disposição dos docentes um tradicional quadro de ardósia.

...
quadro tele-escola

De acordo com Gonçalo Madaíl, "isto é nitidamente uma escola na televisão, um apoio, um complemento na televisão para apoiar todos os alunos que precisam, dos mais necessitados aos menos, para que tenham mais ferramentas e tenham mais aprendizagem, na medida do possível, neste período tão excecional."

Madaíl já contactou com os profissionais da nova telescola e compreende as limitações de quem nunca trabalhou em televisão: "Os professores estão, eles próprios, expostos a um grande esforço. Foram colocados nesta situação e precisam eles próprios de alguma compreensão, provavelmente nos primeiros momentos e nos primeiros dias de trabalho."

#EstudoEmCasa passa também a estar disponibilizada no YouTube, através de 5 novos canais, permitindo ainda que vários professores disponibilizem as suas aulas, ficando acessíveis à comunidade educativa alargada na "Comunidade YouTube - #EstudoEmCasa".

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;