Notícia

Páscoa

Receitas fáceis e deliciosas para a Páscoa

Receitas simples e práticas para deliciar toda a família na Páscoa. Veja as nossas sugestões.
14 de abril de 2017 às 08:00
Para celebrar a quadra festiva da Páscoa em família, à volta da mesa, deixamos-lhe algumas sugestões para preparar na cozinha. Umas mais tradicionais e outras mais arrojadas, mas todas deliciosas. 

Bacalhau Espiritual com Gambas

...
Bacalhau espiritual

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 cebolas;
4 dentes de alho;
0,5 dl de azeite;
1 c. (sopa) de margarina;
2 cenouras;
500 g de bacalhau cozido;
300 g de miolo de pão embebido em leite;
5 dl de molho bechamel;
1 ramo de salsa;
Sal, pimenta e noz-moscada;
12 gambas descascadas;
2 c. (sopa) de queijo parmesão ralado;
1 rabanete para decorar.

Preparação:

Refogue ligeiramente as cebolas e os alhos picados no azeite, misturado com a margarina. Junte as cenouras raladas e deixe amaciar. Acrescente o bacalhau, limpo de pele e espinhas e lascado e o miolo de pão. Assim que levantar fervura, junte metade do bechamel e parte da salsa picada. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e envolva. Verta o preparado num recipiente refratário. Cubra com o restante bechamel e disponha por cima as gambas. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, a 200º C, por 20 minutos. Retire do calor e sirva de seguida, decorado com o rabanete em rodelas e a restante salsa.

Ovos Recheados

...
Ovos recheados

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

6 ovos;
100 g de atum em lata;
1 cebola;
Sal e pimenta;
100 g de maionese.

Decoração:

1 azeitona preta;
1 rodela de cenoura em picles;
Folhas de alface e de salsa.

Preparação:

Leve ao lume os ovos cobertos com água fria temperada com sal e, assim que levantar fervura, conte oito minutos. Retire do calor, arrefeça-os em água fria e descasque-os. Corte a parte mais pontiaguda de cada ovo e reserve. Retire as gemas e coloque-as numa tigela. A seguir, adicione o atum escorrido e esmague tudo com um garfo. Adicione a cebola picada e tempere com sal e pimenta. Envolva a maionese e, com o auxílio de um saco de pasteleiro com boquilha frisada, recheie as claras com o creme, reservando um pouco para a decoração. Disponha por cima o ovo reservado e decore com uma roseta do restante creme. Com a azeitonas preta cortadas em pedaços pequenos, forme os olhos dos pintainhos e, com a rodela de cenoura, forme os bicos. Sirva sobre folhas de alface e finalize a decoração com folhas de salsa.

Folar Tradicional

...
Folar

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

5 ovos cozidos com a casca;
1 ovo para pincelar.

Massa:

30 g de fermento de padeiro;
1 dl de leite morno;
400 g de farinha;
1 c. (café) de erva-doce em pó;
1 c. (café) de canela em pó;
1 c. (sopa) de aguardente;
1 limão (raspa);
Sal;
3 ovos pequenos;
90 g de açúcar;
80 g de manteiga.

Preparação:

Dilua o fermento de padeiro no leite morno. Envolva com a farinha, a erva-doce e a canela, a aguardente, a raspa do limão, uma pitada de sal, os ovos, o açúcar e a manteiga. Amasse, até obter um preparado que se despega das mãos. Molde uma bola e deixe levedar em local quente, até atingir quase o dobro do volume. Unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro refratário. Retire um pouco da massa, molde uma bola com a restante e disponha-a no tabuleiro. Coloque ao centro, os ovos cozidos com a casca e pincele-os com um pouco do ovo batido. Com a massa que reservou, molde tiras finas e coloque em volta dos ovos. Pincele tudo com o ovo batido que sobrou e deixe levedar em local quente, por 30 minutos. Leve ao forno a 190º C, durante cerca de 25 minutos. Retire depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e transfira para um prato de servir. Corte em fatias e está pronto a servir. 

Musse de Manga com Maracujá

...
Mousse de manga e maracujá

Ingredientes:

2 mangas maduras;
1 lata de leite condensado;
2 iogurtes naturais;
1 lata pequena de polpa de manga em puré;
1 maracujá;

Preparação:

Reserve quatro fatias de manga com a casca para a decoração e descasque a restante; corte em pedaços e coloque num copo misturador. Junte o leite condensado, os iogurtes e a polpa de manga e triture com o auxílio de uma varinha mágica, até obter um preparado uniforme. Distribua a musse por taças individuais e leve ao frio. Antes de servir, verta por cima a polpa do maracujá e decore com as fatias de manga reservadas.

Ninho de Chocolate

...
Ninho de chocolate

Ingredientes:
(para 10 pessoas)

Massa:

6 ovos;
200 g de açúcar;
150 g de farinha com fermento;
50 g de chocolate em pó.

Calda:

2 dl de água;
100 g de açúcar;
1 pau de canela;
1 casca de laranja.

Recheio e Cobertura:

350 g de chocolate de culinária;
3 dl de natas.

Decoração:

Raspas de chocolate;
Amêndoas de açúcar;
Ovos de chocolate variados.

Preparação:

Para a massa, bata os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo. Adicione a farinha peneirada com o chocolate em pó e envolva. Unte com margarina e polvilhe com farinha, uma forma com 23 cm de diâmetro. Verta a massa e leve ao forno, a 180º C, por cerca de 35 minutos. Entretanto, para a calda, leve ao lume a água com o açúcar, o pau de canela e a casca de laranja e deixe ferver, por cinco minutos. Retire e deixe arrefecer. Retire o bolo depois de cozido, deixe arrefecer e desenforme. Corte-o ao meio, no sentido longitudinal e ensope as duas partes, com a calda. A seguir, leve ao lume o chocolate partido em pedaços pequenos com as natas, mexendo sempre, até obter um preparado uniforme. Retire e verta um pouco sobre o bolo base, espalhando com uma espátula. Componha com a outra parte e cubra com o restante chocolate derretido. Polvilhe com raspas de chocolate e finalize a decoração com amêndoas de açúcar e ovos de chocolate.

Ninho de Páscoa

...
Ninho da páscoa

Ingredientes:
(para 12 pessoas)

1 ovo para pincelar

Massa:

30 g de fermento de padeiro;
1,5 dl de leite morno;
2 ovos;
100 g de açúcar;
500 g de farinha;
Sal fino;
100 g de manteiga.

Recheio:

400 g de doce de ovos;
200 g de caju picado.

Decoração:

Caju para polvilhar;
Fios de ovos;
Amêndoas de chocolate.

Preparação:

Para a massa, dilua o fermento no leite morno. Junte os ovos, o açúcar, a farinha peneirada, uma pitada de sal e a manteiga; amasse bem, até a massa se despegar das mãos. Molde uma bola e coloque numa tigela de vidro, tapada com película aderente; deixe levedar em local quente, até atingir quase o dobro do volume. Depois, sobre uma superfície de trabalho polvilhada com farinha, tenda a massa, com um rolo de cozinha. Barre com o doce de ovos e polvilhe com o miolo de caju picado. Enrole a massa sobre o recheio, formando um rolo. A seguir, una as extremidades e disponha num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha; deixe levedar novamente. Com uma tesoura, faça uns cortes em volta e pincele com o ovo batido. Polvilhe com mais caju picado e leve ao forno, a 190º C, por cerca de 25 minutos. Retire do calor e deixe arrefecer. Coloque ao centro, fios de ovos e finalize a decoração com amêndoas de chocolate.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável