Mesa de Festa

Profiteroles

Uma receita fácil e deliciosa para dar continuidade às festas.
27 de dezembro de 2018 às 07:00
Profiteroles
INGREDIENTES

Para massa:
350 g de farinha
100 g de manteiga
80 g de Açúcar Areado Amarelo Sidul
8 ovos
1 pitada de sal
Margarina para untar
Açúcar em Pó Sidul para polvilhar

Para creme:
150 g de Açúcar Areado Amarelo Sidul
30 g de farinha maisena
6 gemas
400 ml de leite
1 pau de canela
1 casca de limão

Para caramelo:
150 g de Açúcar Areado Amarelo Sidul

INSTRUÇÕES

1. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com 400 ml de água, a manteiga, o Açúcar Areado Amarelo Sidul e uma pitada de sal e deixe ferver. Junte a farinha, em forma de chuva, mexendo sempre até que obter uma massa homogénea. Retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer.

2. Junte depois os ovos, um a um e amassando sempre muito bem num movimento de abrir e fechar as mãos.

3. Disponha a massa num saco de pasteleiro com boquilha lisa e forme pequenos montes, em tabuleiro untados com margarina. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 35 minutos ou até que os profiteroles fiquem cozidos. Retire do forno, deixe arrefecer e reserve.

4. Prepare o creme: num tacho, misture o leite com o Açúcar Areado Amarelo Sidul, a casca de limão e a canela, leve ao lume e deixe ferver. Numa tigela à parte, misture as gemas com a farinha maisena. Adicione o leite em fio, mexendo sempre, deite novamente no tacho e leve ao lume até engrossar, sem deixar ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.

5. Faça um buraco na parte inferior de cada profiterole, auxiliando-se de uma faca. Disponha o creme num saco de pasteleiro com boquilha fina e recheie os profiteroles pelo buraco. No final, disponha-os num prato, em forma de pirâmide, e reserve.

6. Prepare o caramelo: deite o Açúcar Areado Amarelo Sidul numa frigideira e salpique com água até que fique húmido. Leve ao lume até obter um caramelo. Deite sobre os profiteroles e sirva polvilhado com Açúcar em Pó Sidul.

Siga-nos também na nossa página do Facebook e do Instagram.

Partilhar