
Tom Cruise prepara-se para acrescentar mais uma excentricidade ao rol que o tem caracterizado no seu percurso na ficção. O ator norte-americano será, ao que tudo indica não só o primeiro ator a ir ao espaço, como também o primeiro civil a fazer um passeio espacial no exterior da Estação Especial Internacional.
O plano foi gizado por Donna Langley, presidente da famosa produtora Universal Pictures e uma das pessoas mais poderosas da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, que deseja assim fazer história através deste novo filme realizado por Doug Liman.
De acordo com a BBC, sabe-se que o projeto inclui um trama passado maioritariamente no planeta Terra, com o protagonista a necessitar de viajar até ao Espaço para atingir o seu desiderato. A aventura será feita em parceira com a NASA, cujo administrador Jim Berenstein já demonstrou a sua felicidade: "A NASA está entusiasmada por trabalhar com o Tom Cruise num filme a bordo da Estação Espacial!", escreveu.
Existem ainda rumores, segundo a ‘Gizmondo’, que também a SpaceX de Elon Musk pode estar envolvida, através das suas naves espaciais, com o próprio magnata a ter respondido à publicação de Berenstein.
UMA CARREIRA DE SUCESSO
Aos 60 anos, Tom Cruise já fez quase tudo o que havia por fazer em Hollywood. Estreou-se em 1981 com ‘Endless Love’ e, apenas dois anos mais tarde, conseguiu o seu primeiro papel de relevo em ‘Risky Business’. Nos anos que se seguiram, o ator foi um símbolo de sucesso na indústria, com filmes como ‘Top Gun’ (1986), 'A Cor do Dinheiro' (1986), ‘Uma Questão de Honra’ (1992), até ao primeiro ‘Missão: Impossível’, em 1996, que o solidificou enquanto figura incontornável de Hollywood.
Depois, seguiu caminho com projetos aclamadíssimos como ‘Jerry Maguire’ (1997), ‘Magnólia’ (2000) ou ‘Relatório Minoritário’ (2002), e, claro, o picantíssimo ‘De Olhos Bem Fechados’ (1999), realizado pelo lendário Stanley Kubrick, e protagnoizado ao lado da sua mulher à altura, Nicole Kidman.
No total da sua carreira, somou 195 galardões, incluindo 3 Globos de Ouro, 1 no Festival de Cannes e 2 no People’s Choice Awards. Foi nomeado três vezes para os Óscares, a última em 2000, mas nunca conseguiu levar para a casa o tão cobiçado prémio da Academia.
DOS AVIÕES ÀS NAVES ESPACIAIS
Uma vida que não está, como é apanágio das estrelas de Hollywood, livre de polémicas. A sua investida enquanto praticante da Cientologia, a polémica religião fundada por L. Ron Hubbard, tornou-o alvo de críticas e até afetado os seus casamentos, com Mimi Rogers, Kidman e Katie Holmes, o último dos três, terminado em 2012.
É também conhecido por não pedir duplos para grande parte das cenas de ação mais arriscadas, nomeadamente aquelas que gravou para a saga de filmes ‘Missão: Impossível’, que nos próximos anos, vai receber o seu oitavo capítulo, pela mão de Christopher McQuarrie.
Desde escaladas, como a da montanha em ‘Missão: Impossível II’ ou a do Burj Khalifa, arranha-céus mais alto do Mundo, em ‘Missão Impossível: Operação Fantasma’, passando pelos seis minutos debaixo de água no mesmo filme, até a ficar agarrado a aviões e helicópteros, não há "desporto radical" que tenha escapado ao desejo de adrenalina do nova-iorquino.
É, pois, por isto que foi o ator eleito por Langley para esta nova ideia "fora da caixa" que tem o potencial de se tornar um marco no género. Tendo em conta a carreira de Tom Cruise, os fãs de filmes de ação podem começar a preparar as pipocas porque, neste aspeto, dificilmente vai desiludir.