
"Salvador está bem. Está otimista". É assim que a equipa médica, liderada por Miguel Abecassis, descreve o estado de espírito do cantor de 'Amar pelos Dois', que foi sujeito a um transplante cardíaco na tarde de sexta-feira, 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.
Antes da operação, Salvador Sobral, 27 anos, estava, segundo o seu médico, Miguel Abcessis, "bastante bem preparado e, como é uma pessoa inteligente, pediu três coisas: perguntou se estava em boa forma, pediu música clássica antes da anestesia e desejou-me sorte", disse o médico, em conferência de imprensa, na tarde de sábado, dia 9.
"Além disso, ao acordar, Salvador agradeceu a toda a equipa com boa voz", concluiu o cirurgião cardio-vascular que admite que a recuperação vai ter "problemas próprios de um transplante".
Miguel Abecassis admitiu que "vai ser uma recuperação longa" e espera que Salvador esteja incluído no grupo dos transplantados que nos próximos cinco anos atingem uma taxa de sucesso de 85%. "Para já, a recuperação demora duas semanas. Ao longo destas vamos ter de estar atentos e demorará a regressar à sua vida normal".
Para já é impossível saber quem é o dador do coração que Salvador recebeu, uma vez que isso é sigilio médico em Portugal. A equipa, porém, agradeceu o "gesto de grande generosidade" por parte do dador que se mantém anónimo.