
Não é só Tony Carreira e o filho mais velho Mickael que são acusados de plagiar músicas de outros artistas. Também David já viu o seu nome envolvido num caso polémico por alegadamente ter plagiado a obra de dois rappers nacionais. O caso já tem mais de um ano, tendo vindo a público em março de 2016, mas voltou de novo à ribalta com a acusação recente feita a Tony Carreira por parte do Ministério Público. Recorde-se que o cantor romântico está a ser acusado de plagiar 11 músicas de autores estrangeiros, com a colaboração do compositor Ricardo Landum, também arguido.
Mas voltando a David Carreira. Em dezembro de 2015, o jovem cantor lançou o album '3' mas foi a música ‘Acabou’, um dueto com Ana Free, que gerou polémica. Nesse tema, o filho de Tony Carreira canta frases alegadamente copiadas de duas músicas de rappers portugueses, que vieram a terreiro acusar o jovem Carreira. João Pequeno e Player acusaram David de ter usado partes da letra dos temas ‘Dias Cinzentos’ e ‘Verdade ou Consequência’.
Mas esta não foi a primeira vez que o cantor se tinha visto a braços com acusações de um suposto plágio. Já em dezembro de 2013, o single de apresentação do seu novo trabalho tinha feito correr muita tinta, e não apenas pela participação especial de Snoop Dogg. Na altura, falou-se sobretudo das semelhanças com 'Tom's Diner', um tema da cantora norte-americana Suzanne Vega.
Perante as incessantes notícias de plágio, David acabou por vir a público para esclarecer a polémica: "É plágio quando não tens autorização do autor para usares o sample. E, neste caso, temos autorização da Suzanne Vega", esclareceu na altura em entrevista ao site tvi24.pt.