
Quem anda pelas redes sociais depara-se com muitos perfis falsos de celebridades. Ao longo dos anos Joana Duarte, Manuel Luis Goucha e Angelo Rodrigues, entre outros nomes, já foram alvo de quem queira usar as suas fotografias e perfis falsos para ganhar vantagem de pessoas menos atentas ou a menores apaixonadas pelos seus ídolos...
A mais recente vítima parece ter sido Mickael Carreira que viu as suas fotografias usadas para assediar jovens, menores de idade, fora de Portugal. Usando nomes falsos, mas fotografias recentes, este perfil falso foi usado para tentar atrair jovens e para fazer convites do foro sexual que felizmente foram todos gorados.
O assédio é feito a pessoas fora de Portugal por desconhecerem muitas vezes por completo quem são os artistas em questão ou se estes mantém ou não uma relação oficial. Neste caso até fotos de família de Mickael – sempre sem Laura Figueiredo – foram usadas para atrair jovens do sexo feminino a ceder à tentação.
Na família Carreira isto já não é novidade. Sara Carreira viu a sua identidade ser roubada em 2014, o mesmo acontecendo a David Carreira. As páginas falsas acabaram por ser denunciadas e acabadas por ser destruidas.
Já em 2015 foi Laura Figueiredo, a atual mulher de Mickael Carreira que viu issosacontecer. Até a sua agenda profissional foi replicada.
A polícia tem estado atenta a estes fenómenos, que já não são recentes, aconselhando as pessoas que mantém conversas pelas redes sociais a terem cuidado nos dados que fornecem.