
A FLASH! já descobriu quem é o homem que está a tentar tramar o cantor Tony Carreira nos tribunais com acusações de plágio.
O rosto da 'CNM, Companhia Nacional de Música, SA', a empresa que interpôs uma queixa contra o intérprete de 'Sonho de Menino' na justiça, acusando-o de plágio de 11 canções, chama-se Nuno Rodrigues, tem 68 anos, é formado em sociologia, mas foi como músico, compositor e vocalista que se tornou conhecido.
Nuno Rodrigues comprou em 2003 a conhecida editora musical 'Strauss', sedeada na baixa lisboeta, mas foi como vocalista e guitarrista do agrupamento nortenho 'Banda do Casaco', um grupo de rock progressivo que fez sucesso nos anos 70 e 80 do século passado, que o empresário se tornou conhecido do grande público.
"CARRASCO" É UM DOS PAIS DE 'ALI-BABÁ'
Além do grupo de rock alternativo, Nuno Rodrigues foi o homem que esteve na retaguarda de um dos maiores sucessos musicais dos anos 80, que orquestrou para a mais emblemática 'girls band' portuguesa dessa década: as Doce. Foi ele, em parceria com o letrista António Avelar de Pinho que compuseram a música 'Ali-Babá - Um Homem das Arábias', com a qual o grupo criado pelo produtor Tó Zé Brito ficou em quarto lugar na edição de 1981 do 'Festival RTP da Canção'.
A música interpretada pelas quatro exóticas raparigas trajadas de odaliscas, que subiram ao palco a cantar e dançar uma coreografia sensual, ficou em quarto lugar nessa edição festival, gerou uma onda de críticas negativas na conservadora imprensa de então e escandalizaram a opinião pública com direito a insultos e histórias depreciativas sobre as moças. Resultado: o 'single' 'Ali-Bábá - Um Homem das Arábias' (lado A) / 'Jingle Tónico' (lado B) foi o maior sucesso de vendas de discos em 1981 e acabou disco de platina.
Além de ter criado esta música fora da caixa e muito à frente para a sua época – e de com a Banda do Casaco ter dado ao mercado discográfico algumas das mais originais músicas de rock dos anos 70 e 80 –, Nuno Rodrigues compôs várias canções orelhudas para o Festival RTP da Canção, tal como 'Verde Pinho' (1971), 'Quem te quer bem meu bem', cantado por Tonicha (1978), 'Eu só quero', por Gabriela Schaaf (1980) ou 'Tango da meia-noite' (1986), interpretado pelo cantor romântico madeirense Luís Filipe, falecido há dois anos.