
O assunto não é novo e a Sociedade Portuguesa de Autores até já tinha alterado a designação de Tony Carreira de "autor" para "adaptador", mas agora foi revelado, que o Ministério Público quer levar o cantor romântico mais popular de Portugal, e o seu letrista, a tribunal por causa de alegados plágios de temas que fizeram muito sucesso.
Assim, António Manuel Mateus Antunes, o verdadeiro nome de Tony Carreira, está indiciado pelo Ministério Público de 11 crimes de usurpação de direitos de autor. Ricardo Landum, autor de muitos dos temas e compositor que trabalha com Tony desde sempre, é acusado de 9 crimes semelhantes.
As músicas "Depois de ti mais nada", "Sonhos de menino", "Se acordo e tu não estás eu morro", "Adeus até um dia", "Esta falta de ti", "Já que te vais", "Leva-me ao céu", "Nas horas da dor", "O anjo que era eu", "Por ti" e "Porque é que vens" são as 11 canções alegadamente plagiadas, segundo o despacho de acusação do MP, proferida este mês e a que a agência Lusa teve esta quarta-feira acesso. "As obras descritas são exemplos da atividade ilícita do arguido Tony Carreira, o que resulta do confronto da obra genuína alheia com a obra supostamente criada pelo arguido, por vezes com a participação do arguido Ricardo Landum, sendo que tais obras foram analisadas através de perícia musical", sustenta o MP.
"NUNCA FIZ PLÁGIOS"
Ricardo Landum nega tudo, em declarações exclusivas a FLASH!. "Nunca fiz plágios de nada! Quando faço um tema inspiro-me em mim próprio. Nem sei de nada dessas acusações. Isso já tinha ficado tudo resolvido", afirma, depois de ter sido informado por FLASH! desta iniciativa do Ministério Público.
O compositor, que trabalha com muitos nomes da música popular portuguesa, como é o caso de Romana, Ágata ou Rute Marlene, também aproveita para defender Tony Carreira. "Já se sabe como é que é. De vez em quando acontece isto. Querem é atacar o Tony. É o costume. Mas nós não temos problemas nenhuns. Ainda nem sabia de nada, nem falámos sobre o assunto", rematou.
FLASH! ainda não conseguiu contactar Tony Carreira.