
Quando queremos emagrecer, normalmente recorremos a dietas e exercícios. Mas diversos estudos científicos sugerem que, se o objetivo é reduzir as calorias, devemos, também, prestar muita atenção à qualidade do nosso sono.
Segundo uma revisão científica recente realizada a dez estudos e levada a cabo pela King’s College London, no Reino Unido, dormir menos de sete horas por noite faz com que as pessoas comam mais e, com isso, ganhem mais peso e acumulem mais gordura, colocando a saúde em risco de várias formas.
E o programa da BBC ‘Trust me, I'm a doctor’, quis testar esta teoria e realizou uma pequena experiência com 4 quatro pessoas. Apenas uma delas pode fazer aquilo a que se chama "sono de beleza", enquanto que as outras 3 foram obrigadas a acordar durante a noite por causa de um brinquedo que imitava um bebé a chorar.
O teste mostrou que os 3 voluntários que tiveram o sono interrompido, comeram mais do que o habitual no pequeno-alomoço e/ou escolheram alimentos menos saudáveis. Em contrapartida, o voluntário sortudo que dormiu bem fez sua refeição como de costume.
E porquê?
Segundo os investigadores, uma noite de sono mal dormida afeta duas hormonas-chave relacionadas com a fome (a leptina, que dá a sensação de saciedade, e a grelina, que provoca fome).
Elas ficam descontroladas. A produção de grelina aumenta e aniquila qualquer tentativa de atuação da leptina. E isso faz com que você coma mais e pior. Pois a falta de sono interfere ainda com a dopamina, hormona da recompensa e que faz com que se optem por alimentos menos saudáveis e que lhe dão maior prazer.
Na prática, explica a BBC, a consequência disso é você ganhar uns quilinhos a mais a médio e longo prazo, especialmente se a má rotina de sono for constante e se prolongar por semanas ou meses a fio. E a saúde também fica a perder.
Portanto, tente sempre dormir mais de 7 horas por noite.