
Depois de ter participado na emissão especial da TVI do Santuário de Fátima, no dia 12, naquele que foi o primeiro dia das celebrações do centenário das aparições, que contou com a presença do papa Francisco, Manuel Luís Goucha escreveu um texto no seu blogue pessoal onde assumia que não acredita nas aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos. As revelações de Goucha tiveram eco na imprensa nacional e originaram uma onda de comentários, muitos deles agressivos para com a estrela da TVI, que sentiu necessidade de se justificar, esta segunda-feira, no início do 'Você na TV', assumindo que ficou incomodado com a situação, garantindo que era um "grande profissional" e que "foi com muito respeito" que esteve em Fátima ao serviço da TVI.
As revelações de Goucha tiveram eco na imprensa nacional e originaram uma onda de comentários, muitos deles agressivos para com a estrela da TVI, que sentiu necessidade de se justificar, esta segunda-feira, no início do 'Você na TV', assumindo que ficou incomodado com a situação, garantindo que era um "grande profissional" e que "foi com muito respeito" que esteve em Fátima ao serviço da TVI.
"Eu sou agnóstico. Agnóstico é aquele que não encontra na razão humana capacidade para discutir o que não dizível. Eu não discuto Deus, eu não discuto a fé. Eu procuro... eu estou na procura... Enquanto o ateu recusa liminarmente todas estas coisas que nos podem remeter para o mistério, eu estou à procura do mistério e é isto que enriquece a minha vida", começou por dizer o colega de Cristina Ferreira, que também esteve em Fátima na passada sexta-feira.
Apesar de no seu blogue começar o polémico texto dizendo que "não estarão à espera que acredite nas aparições", Goucha fez questão de mostrar o orgulho que sentiu em estar em Fátima e o interesse que tem por assuntos da igreja. "Quando vou para Fátima, eu fi-lo de coração aberto para os outros. Eu orgulho-me do meu trabalho na passada sexta-feira", declarou. "Eu interesso-me por muitos assuntos, nomeadamente os assuntos da Igreja, interesso-me pelo tema da religião."
Os comentários em torno das descrenças do apresentador, foram bastante negativos, contudo, Manuel Luís Goucha, não se calou, fazendo referência aos cristãos hipócritas. "Eu não sou hipócrita. O Papa Francisco disse há dias que mais vale um ateu, que não sou, que um crente hipócrita. Eu respeito o outro e é assim que eu estou e estarei sempre, aqui e na minha vida", rematou.