
Manuel Luís Goucha acaba de surpreender o público, ao assumir, no seu blogue oficial, que não acredita nas aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, apesar de se encontrar em Fátima a cobrir as celebrações do centenário do fenómeno religioso.
"Não estarão à espera que acredite nas aparições de Fátima", começou por escrever o apresentador da TVI.
No longo texto, Goucha atribui a história ao contexto sócio-económico do início do século XX; uma época de pobreza e analfabetismo, num mundo "em guerra".
"Estariam criadas a condições para um avassalador fenómeno de religiosidade popular a partir das visões de três jovens pastores analfabetos, como aliás seria a maioria da população. A ignorância e o medo sempre criaram deuses", escreveu Goucha.
O apresentador começou então a contar que as suas memórias de Fátima datam de 1967, aquando da visita do Papa Paulo VI a Portugal – a primeira vez que um Papa veio ao nosso país.
Goucha diz que acompanhou a visita através da televisão e recordou: "Um milhão de pessoas deslocou-se ao Santuário numa grandiosa jornada de Fé e Devoção". Porém, diz Goucha, o mundo sofreu profundas alterações desde então, graças à ciência que coloca em causa a fé religiosa.
"Cinquenta anos depois o Mundo tem novamente os olhos em Fátima. Mas o Mundo não é mais o mesmo! A Ciência abre caminhos contra velhos preceitos, fazendo-nos entender coisas que durante gerações foram remetidas para o Divino e muitos de nós, muitos mesmo, não têm medo de fazer perguntas", escreveu.
Devido à sua descrença, Goucha conclui que o seu trabalho desta sexta-feira, em Fátima, "foi desafiante" . "Fi-lo com o mais profundo respeito por quantos através da Fé encontram a Alegria, a Esperança, o Caminho. A Paz necessária de que tanto fala Francisco, e pela qual vem também a Fátima, começa no coração de cada um. Aquietado no respeito pelo outro, por tudo o que o torna único e irrepetível, será o coração um digno mestre e o mundo terreno o lugar certo para uma vida plena. Esta é a minha Fé!", termina Goucha.