Notícia

Atualidade

Ayrton Senna: o brasileiro que adorava Portugal e era sócio do Belenenses morreu há 24 anos

O brasileiro nascido em São Paulo que adorava Portugal faleceu há 24 anos quando liderava o GP de São Marino.
01 de maio de 2018 às 12:44
Ayrton Senna da Silva. Um nome que todos os portugueses conhecem e guardam com carinho no coração, mesmo aqueles que não são grandes adeptos de desportos motorizados.

Este dia 1 de maio assinalam-se 24 sobre a morte daquele que é considerado como um dos melhores, senão mesmo o melhor, piloto de sempre de Fórmula 1. 

Foi no circuito de Imola, em Itália, que o brasileiro perdeu a vida, depois do seu Williams bater violentamente contra o muro da pista, à saida da curva Tamburello, quando estava na liderança da corrida.



O brasileiro, que tinha 34 anos, não resisitiu a uma perfuração do crânio, provocada por um tirante da direção. 

Nesse mesmo Grande Prémio faleceu ainda o austríaco Roland Ratzenberger, e o português Pedro Lamy teve um acidente logo na largada que feriu muitos especatadores na bancada quando uma roda do seu carro saltou para o meio da multidão. Foi o fim de semana mais negro da história da competição.

A morte de Senna chocou o mundo e o Brasil, que realizou um dos maiores funerais de que há memória, com milhões de pessoas nas ruas a ver passar o corpo do malogrado piloto.

Ayrton Senna era acarinhado pelos portugueses porque também sentia um carinho especial pelo nosso país. Foi no Estoril que venceu a sua primeira corrida na Fórmula 1 e era no Algarve que tinha uma casa, na Quinta do Lago.

A sua vitória no Estoril, na segunda prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1985, realizou-se a 21 de Abril de 1985 (há 33 anos) e ficou conhecida como "Serenata à Chuva", por ter sido conquistada com mestria debaixo de um forte temporal.

A carregar o vídeo ...
Senna passava muito tempo em Portugal e até era sócio do Belenenses. Era em Portugal também que Senna procurava fugir do assédio da imprensa mundial e ter a oportunidade de namorar tranquilamente.




Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável