Notícia

Polémica

Bárbara Vara: Quem é, afinal, a assessora de Cristiano Ronaldo acusada de branqueamento de capitais

Bárbara Vara, filha de Armando Vara e assessora de imagem de CR7, esteve em tribunal no âmbito da Operação Marquês. Quem é afinal esta mulher, que disse desconhecer ter um milhão de euros na conta bancária e que está acusada de dois crimes de branqueamento de capitais?
29 de janeiro de 2019 às 17:22

Bárbara Vara, 40 anos de idade, esteve ontem, segunda-feira, 28 de janeiro, no Tribunal Central de Instrução Criminal a responder no âmbito da Operação Marquês, acusada por dois crimes de branqueamento de capitais.

Segundo a acusação do MP um deles tem coautoria do seu pai, Armando Varaa cumprir uma pena de cinco anos de prisão –, uma vez que terá sido transferido um milhão de euros de luvas para a conta offshore Vama Holdings, sediada na Suíça e controlada por ela. Ainda segundo o MP, o dinheiro terá sido pago pela viabilização de um empréstimo de mais de 280 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos a investidores que pretendiam adquirir o empreendimento de luxo Vale do Lobo – a investigação acredita que outro milhão terá sido pago ao antigo primeiro-ministro, José Sócrates. Bárbara Vara disse desconhecer a existência desse valor.

O outro crime de branqueamento está relacionado com uma permuta de uma casa que Bárbara Vara tinha na Avenida do Brasil por outra na Avenida Infante Santo, que mais tarde acabaria por ser comprada pelo seu pai. Também aqui, a filha do antigo ministro socialista disse desconhecer os contornos do negócio.

Em causa está ainda um empréstimo pedido, em 2009, à Caixa Geral de Negócios, no valor de 231 mil euros para a compra do imóvel no valo de mais de 600 mil euros. Segundo admitiu Bárbara Vara, o empréstimo foi feito no balcão de Vinhais, curiosamente a mesma agência da CGD onde o pai, Armando Vara, começou a carreira como bancário, no início da década de 1980.

A carregar o vídeo ...

Este empréstimo de luxo teve condições privilegiadas, sem taxa de juro e com um prazo superior à esperança média de vida. Pelos 231 mil euros, Bárbara Vara pagava pouco mais de 200 euros de prestação mensal. Significa que, aos 31 anos de idade, tinha de viver mais 90 anos para pagar o empréstimo.


BÁRBARA VARA A GESTORA DE TALENTOS

Bárbara Vara, que celebrou os 40 anos de idade em agosto passado com uma festa de arromba – que incluiu a passagem por dois locais de diversão noturna, a discoteca Via Latina e o Lust in Rio –, trabalha com o superagente Jorge Mendes e é assessora de imagem de Cristiano Ronaldo.

Bárbara é licenciada pela Universidade Católica Portuguesa e frequentou um Programa de Gestão na IESE Business School - Universidade de Navarra e um Mestrado em Marketing e Distribuição da Universidad de Barcelona, ambos em Espanha.

Fez carreira em Marketing Global de Espotes em particular na gestão de talentos desportivos. Geriu e assessorou nomes como José Mourinho, Luís Figo, Luiz Filipe Scolari e, o mais famoso de todos, Cristiano Ronaldo. Bárbara Vara tem uma extensa rede de contactos internacionais com ligações a agências e empresas de topo, na Ásia, Europa, Médio Oriente e Estados Unidos da América.

Diz-se curiosa e criativa por natureza e as suas maiores paixões são viajar pelo mundo, arte e design. Discreta nos amores, não lhe são conhecidos romances.

Curiosamente, Bábara Vara respondeu em tribunal apenas uma semana depois de Cristiano Ronaldo ter enfrentado a barra da Justiça em Madrid, de onde saiu condenado por quatro crimes contra a fazenda pública de Espanha com 23 meses de prisão com pena suspensa e uma multa 18,8 milhões de euros.

A carregar o vídeo ...

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável