
Quando Érika, a irmã mais nova se suicidou, Letizia e Felipe VI conseguiram chegar a uma espécie de acordo com a imprensa para que os fotógrafos não "importunassem" os Ortiz. Em contrapartida, estes deveriam manter-se o mais discretos possível.
Telma, na altura mudou-se para Barcelona e por lá viveu. No entanto, a irmã da rainha, que está divorciada, reencontrou o amor e decidiu regressar à capital para refazer a sua vida em Madrid, ao lado de Robert Gavin. Uma decisão que fez Letizia perder as estribeiras, pois ela quer a irmã bem longe do mediatismo.
A cunhada de Felipe VI, no entanto, não gosta nada da obsessão da irmã em querer controlar a sua vida e está mais do que decidida a viver como bem entende. Diz-se cansada de viver escondida e já terá avisado a irmã que não admite que ela se intrometa na sua relação com Robert.
Do que se conhece da rainha de Espanha, ela não é mulher para ficar quieta nem para admitir "avisos" de quem quer que seja e, possivelmente, não o vai fazer em relação à irmã.