
Doña Sofia, a rainha emérita de Espanha, celebrou 80 anos na sexta-feira, dia 2. Aquilo que era impensável apenas há alguns dias, aconteceu. O aniversário da rainha Sofia conseguiu voltar a reunir toda a família no palácio da Zarzuela. A fotografia que marca o aniversário da monarca espanhola é já considerada um documento histórico.
Era sabido que a rainha emérita iria reunir os três filhos, a nora e os oito netos para o dia de aniversário, mas os meios de comunicação espanhóis foram apanhados de surpresa quando o palácio da Zarzuela divulgou a foto com a família toda reunida.
Desde que rebentou o escândalo Nóos, em 2013, que levou à condenação de Iñaki Urdagarín – marido da Infanta Cristina –, que a relação dos reis e respetiva Casa Real com a infanta era nula. Aparentemente, a prisão de Urdagarín terá acalmado a guerra surda entre o rei Felipe VI e a irmã mais nova.
Esta fotografia seria impossível apenas há alguns anos, desde que a infanta Cristina foi proscrita da agenda oficial da família real espanhola. Desde o escândalo que não se vê Felipe VI e doña Letizia ao lado da antiga duquesa de Palma e restante família Urdagarín.
Na fotografia, tirada nos jardisn da Zarzuela, volta-se a ver toda a família, finalmente, reunida. Ao centro, os reis eméritos, Sofia e Juana Carlos, à sua esquerda os reis Felipe e Letizia e a princesa Leonor e, à direita, a infanta Sofia. Em cima, da esquerda para a direita, Irene Urdangarín, Victoria Federica y Froilán Marichalar, a infanta Elena, a infanta Cristina e Juan, Pablo e Miguel Urdangarín.