
Quando ainda era incerto o desenvolvimento do estado de saúde de Maria João Abreu, a SIC já havia começado a planear o futuro de ‘A Serra’, onde a atriz interpretava a personagem Sãozinha. Dias antes da trágica notícia da morte de Maria João, uma colega havia revelado à TV Guia alguns dos pormenores de como a estação de Paço de Arcos iria reescrever o guião.
Nos episódios vindouros da trama, que Maria João estava a gravar aquando dos dois aneurismas que lhe acabariam por ser fatais, a sua Sãozinha irá viajar: "decide ganhar mundo, vai continuar a ouvir falar-se dela, mas ela vai para o estrangeiro e conhecerá um homem por quem se apaixona", detalhando que o canal está à procura de uma atriz que faça o papel da sua irmã, que tratará dos seus negócios.
Ainda de acordo com a mesma fonte, foi desvendado adicionalmente que o processo de adaptação da novela está de momento a ser tratado: "Um dos grandes problemas é que estavam gravadas cenas até ao episódio 150, há muito por reescrever", acrescentando ainda qual seria o futuro da personagem de Maria João Abreu: "Ia entrar numa fase hilariante, o regresso do marido, que ia ser interpretado pelo João Reis, que revelava ser gay. Agora todo esse trabalho do João Reis, que estava quase pronto, vai em princípio para o lixo."
As gravações de ‘A Serra’ estavam a decorrer esta quinta-feira quando se soube da morte da atriz, levando a que estas tenham sido interrompidas para que elenco e produção pudessem digerir a notícia.