
Esta terça feira 1 de novembro celebra-se o Dia de Todos-os-Santos e associado à homenagem aos defuntos há a tradição do Pão-por-Deus, onde crianças vão de porta em porta a pedir bolinhos.
Uma tradição forte nas pequenas aldeias e vilas do interior, que tem ressurgido também nas grandes cidades, impulsionada pela moda crescente do Halloween. Assim, além de bolinhos as crianças recebem também chocolates e doces.
Clara de Sousa, de 54 anos de idade, é adepta do Pão-por-Deus e neste dia feriado partilhou uma fotografia onde mostra uma fornada de bolos (parecem ser queques de chocolate) que confecionou para oferecer a quem lhe bater à porta.
"Hoje é dia de Pão por Deus o que me traz belas memórias de infância. Todos os anos insisto em manter a tradição mesmo que a cesta não fique vazia. Não faz mal. Quem por aqui passar não sairá de mãos a abanar. "Dling dlong". Tenho de ir!", escreveu animada a jornalista na legenda da foto.Recorde-se que para além de pivot da SIC, Clara de Sousa tem um site pessoal dedicado à cozinha e bricolage, onde partilha muitas delícias gastronómicas. Cozinhar é mesmo uma grande paixão do rosto do Jornal da Noite.