
O Governo vai realizar um Conselho de Ministros extraordinário no próximo sábado, para "definir medidas de controlo da pandemia", avança a RTP esta manhã.
Segundo a mesma fonte, António Costa marcou também audiências com todos os partidos para sexta-feira e antes desses dois momentos, as ministras da Saúde e da Presidência estão a ouvir epidemiologistas e o ministro Estado da Economia está a ouvir parceiros sociais.
A notícia está a ser avançada também por outros meios, como a TVI e o Expresso, que dão conta que o Executivo se prepara para avançar com novas medidas restritivas com "ações imediatas" para o controlo da pandemia da covid-19 em Portugal. numa altura em que os números da pandemia estão a atingir recordes em Portugal, o que está a exercer uma forte pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde.
O Gabinete do primeiro-ministro também já confirmou a informação. Avança que António Costa "participa amanhã no Conselho Europeu extraordinário, que se realiza por videoconferência, para coordenar respostas a nível europeu no combate à pandemia", que "convocou para o próximo sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir as medidas de controlo da pandemia" e que a "Ministra de Estado e da Presidência e a Ministra da Saúde estão a ouvir epidemiologistas e o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital tem estado a ouvir os parceiros sociais".
O Conselho Nacional de Saúde Pública, o órgão consultivo do Governo para avaliar o surto pandémico e que integra académicos, cientistas e também representantes do setor público, privado e social, vai reunir-se na sexta-feira para avaliar a introdução de medidas mais duras de combate à pandemia.