
O mundo ficou em choque esta segunda-feira ao ver a icónica catedral de Notre Dame, em Paris, a arder. Muitas partes do edifício de 850 anos foram destruídas pelo incêndio devastador, como o famoso pináculo que se erguia nos céus da da capital francesa. Cerca de 500 bombeiros trabalharam horas a fio até conseguirem controlar o fogo.
Até agora, os danos ainda não foram totalmente revelados. Andre Finot, o representante da catedral, disse que o edifício sofreu "danos gigantescos" e que toda a estrutura medieval de madeira foi destruída.
Mas, contra todas as probabilidades, o altar e o crucifixo sobreviveram, no que muitos já chamam de 'Milagre da Páscoa'. Veja as primeiras imagens do interior da catedral na fotogaleria:
Das relíquias e objetos históricos guardados na Notre Dame, sabe-se que a Coroa de Espinhos, a túnica de São Luís – relíquias católicas de grande importância – e ainda a famosa Rosácea foram recuperadas.
A presidente da Câmara de Paris confirmou que "o tesouro foi conservado" mas que será feito um inventário pinturas que podem ter sido danificadas por fumo e água.
O presidente de França Emmanuel Macron esteve no local a falar à nação francesa e prometeu reconstruir a catedral o mais rapidamente possível.
Recorde-se que a catedral de Notre Dame começou a ser construída em 1160 e ficou praticamente completa em 1260. Fora restaurada e renovada ao longo dos séculos.