É a bomba que está a agitar o mundo da Fórmula 1, este domingo, dia 21. A FIA, através de um relatório do seu comissário técnico Jo Bauer, anunciou que os carros usados pelos pilotos da McLaren no GP de Las Vegas não cumpriam alguns dos requisitos, o que levou à desclassificação de Lando Norris, namorado de Margarida Corceiro, e Oscar Piastri.
De acordo com o relatório de um delegado técnico da FIA, a espessura do skid traseiro [prancha colocada na traseira do carro para garantir uma altura mínima do chão] de ambas as viaturas tinha menos de 9 mm, não cumprindo os requisitos mínimos exigidos pelo regulamento.
Com esta decisão, Norris perde os 18 pontos que amealhou com o seu segundo lugar na prova - vencida por Max Verstappen - e Piastri, que foi quarto, vê 12 pontos a voar. Assim, as contas na luta pelo título mundial de Fórmula 1 ficam completamente relançadas, quando há apenas dois GP até ao final da temporada (no Qatar e em Abu Dhabi) e 58 pontos em disputa.
Norris mantém-se na liderança da classificação geral, com 390 pontos, mas vê Verstappen aproximar-se perigosamente. O holandês da Red Bull iguala Piastri no 2.º lugar, com 366 pontos, a apenas 24 do líder.
Recorde-se que Lewis Hamilton já havia sido desclassificado este ano pelo mesmo motivo: no GP da China, o piloto britânico da Ferrari viu-se a braços com um problema relacionado com o rebaixamento excessivo do piso do carro, detetado pelo desgaste dos 'skid blocks'.
Até ao momento, Margarida Corceiro mantém o silêncio sobre a polémica.