O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou um ataque surpreendente contra o líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, descrevendo-o como "fraco" e "péssimo" em matéria de política externa.
As declarações foram feitas nas redes sociais e posteriormente reforçadas perante jornalistas, durante o regresso de Trump a Washington.
"Não sou fã do Papa Leão", começou por atirar, acrescentando: "Não acho que esteja a fazer um bom trabalho. Acho que gosta do crime".
A tensão entre ambos surge após as declarações do Papa, durante a cerimónia de Páscoa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde terá criticado aquilo que descreveu como uma "ilusão de omnipotência" associada à guerra entre os Estados Unidos e o Irão. Embora não tenha mencionado diretamente Trump, o contexto foi interpretado como uma crítica à política externa norte-americana.
"O Papa Leão é FRACO no combate ao crime e péssimo em matéria de política externa", acrescentando: "Não quero um Papa que ache aceitável que o Irão tenha uma arma nuclear", escreveu Trump nas redes sociais.
"Não quero um Papa que critique o presidente dos Estados Unidos, porque estou a fazer exatamente aquilo para que fui eleito, POR MAIORIA ESMAGADORA", atirou ainda.
Trump foi mais longe ao sugerir que Leão XIV terá sido escolhido para o cargo apenas por ser norte-americano, insinuando motivações políticas na sua eleição: "Se eu não estivesse na Casa Branca, o Papa Leão não estaria no Vaticano".