
Poucos são os angolanos, seguidores de redes sociais, que nunca ouviram falar deste história e dos seus protagonistas.
Leomarte Freire, de 25 anos, atualmente um dos concorrentes da 'Casa dos Segredos' em Portugal, foi, durante anos figura de confiança de Tchizé dos Santos, uma dos dez irmãos de Isabel dos Santos, filhas de José Eduardo dos Santos, antigo presidente de Angola. Dessa amizade terá nascido o gosto de Leomarte pela vida luxuosa. Com sonho, desde cedo, de se tornar estrela de televisão e figura influente em Angola - e além fronteiras - Leo (como é conhecido) rapidamente conquistou o coração de Tchizé, cujo gosto pelo luxo é mostrado sem puderes nem reticências nas suas redes sociais.
Da amizade e proximidade até à vida de Leomarte começar a mudar foi um passo: o concorrente começou a viajar cada vez mais - sempre que possível em primeira classe e a comprar roupas e acessórios de luxo que mostra até hoje.
Depois de Tchizé seguiu-se a aproximação a Isabel dos Santos, com quem o concorrente chegou a fazer selfies e vídeos no Dubai e a publicar tudo nas suas redes sociais. Noites em discotecas e restaurantes de elite naquele emirato ou brincadeiras que desvendavam a cumplicidade entre Leo e família dos Santos.
Só que a amizade não terá durado muito tempo. Embora o concorrente da 'Casa dos Segredos' mantenha as imagens que o ligam à influente família do ex-presidente de Angola nas suas redes sociais, o mesmo não se pode dizer das irmãs Tchizé e Isabel que o excluíam. E foi aí que surgiram as acusações. Na internet foram, alegadamente, partilhados áudios de Tchizé Santos onde acusa Leo de a ter "roubado".
A notícia foi divulgada pelo site Lili Pasta News e reproduzida em canais de YouTube, que atribuem as declarações a Tchizé dos Santos: "Isso tudo está provado, depois começou a fazer chantagens achando que eu tenho medo dele. Ele devia saber que saio ao meu pai: não tenho medo de chantagens e devia saber que não sou para brincadeiras", diz a voz atribuída à filha do antigo presidente de Angola, que inumera alegados gastos de Leo com dinheiro que não era seu: "Ir à loja da Louboutin rebentar dinheiro. Pagar a amigos e amigas fazerem viagens. Fazer festas de aniversário no SUD, o sítio mais luxuoso de Portugal, tudo uma palhaçada. E quando o dinheiro acaba fazes o quê? Viras inimigo da pessoa que sempre te deu tudo, que fez tudo."
Perante as acusações, Leomarte fez um comunicado no qual negou tudo: "Todas as acusações falsas e, aliás, não me vou dar ao trabalho de responder, quem é roubado recorre à Justiça e aí sim, a verdade toda desses anos vem à tona, enquanto isso podem contar com o meu silêncio sobre as acusações e outros temas relacionados à senhora."