
José Manuel Coutinho, o concorrente de 67 anos que participou no 'reality show' 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?, que estreia este fim de semana, dia 11, na SIC, com condução da apresentadora Andreia Rodrigues, morreu de ataque cardíaco durante o sono. O produtor de alimentos biológicos da localidade de Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, foi encontrado já cadáver na cama pela irmã, Paula Coutinho, na manhã de dia 14 de agosto.
A FLASH! contactou Paula Coutinho, que pediu para não falar sobre este assunto trágico, que ainda está fresco na memória de toda a família e amigos: "Foi uma coisa muito recente que ainda nos magoa a todos e por isso não vamos dar entrevistas neste momento".
Tinha problemas cardíacos e morreu a dormir
Mas Artur Loureiro, o proprietário da funerária local que tratou das cerimónias fúnebres do concorrente do programa da SIC, revela à FLASH! como tudo se passou: "Domingo de manhã, uma das irmãs, a Paula, deu com ele cadáver na cama. Depois veio o INEM e a polícia e o médico declarou o óbito no local", resumindo que a causa da morte foi "um ataque cardíaco".
O agricultor de produtos biológicos de Gaia estava viúvo há 12 anos quando decidiu procurar o amor no programa da SIC. Apesar de sofrer com problemas cardíacos, José achou que, aos 67 anos, com a filha Célia a viver longe na Suíça, e sentindo a falta de uma companheira, devia dar este passo de coragem e dar corpo e alma na experiência televisiva.
Viúvo aos 55 anos, compensava a tristeza a dançar em bailaricos
Ainda de acordo com Artur Loureiro, que era amigo de José Coutinho e lhe organizou a despedida deste mundo, o agricultor ainda tinha uma mágoa grande com a partida da mulher Maria Zulmira Torres Barbosa Coutinho. "A esposa morreu cancerosa ainda nova e ele sofreu muito", conta, avançando como o concorrente da SIC matava a dor e desanuviava a cabeça desde que ficou viúvo. "O José era muito trabalhador e aos sábados e domingos adorava ir a bailaricos. Aos fins de semana adorava dar as suas voltinhas e ir aos bailaricos dançar".
Recentemente, o ex-combatente do ultramar esteve na região de Pemba, em Moçambique, onde tinha assentado praça na juventude, publicou várias fotografias suas no mar e com paisagens deste país banhado pelo Mar Índico, mostrando como estava feliz no regresso a uma terra pela qual se apaixonou.
A SIC continua sem revelar como vai usar as imagens de José Coutinho, que participou na gala inicial do programa, chegou ainda a gravar na sua quinta de Gaia com as pretendentes, mas na apresentação pública do 'reality show' a sua imagem foi completamente apagada.