
No primeiro dia da visita dos reis de Espanha, 23 de junho, a Las Palmas, na Gran Canária, Letizia e Felipe foram apanhados num vídeo feito por um popular que rapidamente se tornou viral e os reis viraram alvo de chacota no país inteiro.
Tudo começou quando os reis passeavam pela cidade e foram chamados pelos funcionários de um pequeno bar/quiosque. Enquanto aguardavam por provar uma tapa de presunto que lhes tinha sido oferecida, dá-se o impensável.
A rainha diz ao rei para se encostar ao bar, para se mostrar mais descontraído e mais próximo. Esta conversa foi captada por um telemóvel por quem estava nas proximidades do casal real.
Hagamos que 'apóyate en la barra' sea Trending Topic como hace la Reina para que se vea que en España no hay miedo.
— Juanfran Escudero (@JuanfraEscudero) June 24, 2020
Tenemos que apoyar a la hostería para relanzar el consumo y el turismo de este país.
Gracias Letizia. @CasaReal pic.twitter.com/keKPpfZl1H
Agora, dizem os especialistas que esta atitude autoritária só piorou a imagem do rei perante o povo. Também especialistas em assuntos da realeza acreditam que a rainha voltou a errar.
"O rei comunica perfeitamente, ele interage, gesticula, sorri, tem uma postura de abertura ao diálogo, por isso, na verdade, não fazia falta nenhuma o conselho que Letizia lhe deu para se encostar ao balcão", avança Cristian Salomoni, especialista em linguagem não verbal à 'Vanitatis'.
Diz também que "num momento como este" a naturalidade jogará a favor dos reis para que voltem a ganhar a confiança dos espanhóis. Portanto, a imposição estudada de Letizia é o pior que se pode fazer, garante Salomoni..