'

Notícia

Alerta

Alerta: maior vulcão da Europa entra em erupção e ameaça cidade italiana

As autoridades italianas já fecharam o aeroporto de Catânia e estão a acompanhar a situação. Habitantes dão relatos de um forte tremor de terra e há o perigo de tsunami.
24 de dezembro de 2018 às 16:01
...
Etna
O vulcão Etna, um dos mais famosos do mundo e o maior da Europa, entrou esta segunda-feira em erupção, provocando o alarme junto da cidade de Catânia. 

O aeroporto local já foi encerrado, estando proibidos todos os voos à volta daquela região dos Alpes. O instituto de Geofísica e Vulcanologia italiano registou ainda uma série de movimentações sísmicas.

Tremores de terra que foram bem sentidos pelas populações locais, que vão mostrando no Twitter como está a decorrer a erupção. Há relatos não confirmados de um aviso de possível Tsunami em consequência dos sismos.

O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3350 metros de altitude, tendo em 2014, aumentado cerca de 11 metros de altitude, devido às frequentes erupções. 

Vulcão Etna entra em erupção
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna
Etna

O fumo do vulção já é visível em Palermo, a mais de 150 quilómetros do local.

Veja os vídeos feitos por moradores e turistas. 




Outro vídeo colocado por um morador bem perto do vulcão.




Há pelo menos 2700 anos que se conhece actividade neste vulcão, que teve a sua última erupção grave no Inverno de 2008/09. A última erupção ligeira ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2017, como mostra o próximo vídeo.







Neste outro Twitt é possível ouvir o ruído assustador provado pelo vulcão.


Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever