
A princesa Diana morreu a 31 de agosto de 1997, num terrível acidente de viação em Paris. Na altura, os filhos, os príncipes William e Harry estavam de férias em Balmoral, com o pai, o príncipe Carlos. Tinham 15 e 12 anos de idade respetivamente.
Diana iria regressar a Inglaterra nesse dia, mas o acidente mudou para sempre a vida da família real britânica muito em particular de William e Harry.
Andrew Morton descreveu a última conversa de lady Di com o filho mais velho pouco antes de morrer. O biógrafo revela no livro 'William and Catherine' que o duque de Cambridge estava muito preocupado com o irmão mais novo.
"Enquanto Diana relaxava num iate sob o sol mediterrânico, William estava preocupado com um decreto do palácio de Buckingham que ditava que este teria de ir a uma sessão fotográfica a propósito do seu terceiro ano em Eton", escreveu.
Harry tinha reprovado um ano em Ludgrove e William receava que a imprensa estivesse mais focada no mau desempenho académico do irmão, em vez de no seu próprio sucesso. "Diana prometeu discutir o assunto com o pai dos rapazes no dia seguinte, quando chegasse de Paris. Mas nunca regressou", desvenda Morton.