
Duarte Pio de Bragança, de 75 anos de idade, está a ser falado no país vizinho devido às palavras simpáticas que pronunciou sobre Juan Carlos, o rei emérito de Espanha que está exilado em Abu Dhabi, nos Emirados Arábes Unidos.
"Juan Carlos será recordado como um grande rei, um bom chefe de Estado que contribuiu muito para a paz interna de Espanha. A nível internacional, especialmente na América latina, contribuiu muito para reforçar o prestígio de Espanha", opinou o duque português numa entrevista à 'Vanitatis'.
Também de Felipe VI e Letizia, os reis de Espanha, o herdeiro no trono português tem as melhores referências: "Em situações especialmente difíceis e respeitando todas as limitações que impõe a Constituição espanhola, os reis de Espanha fizeram um trabalho absolutamente notável".
Como é evidente, as opiniões de Duarte Pio de Bragança estão a ser aplaudidas pelos espanhóis que são declaradamente apoiantes da família real, apesar de todos os escândalos que tem manchado nos últimos tempos o nome dos Borbón.
Assim, os republicanos e todos os súbditos que não se revêem nos atos de Juan Carlos, criticam as palavras simpáticas do duque de Bragança sobre Juan Carlos.