
O pai da rainha Letizia sempre foi muito discreto desde que a antiga jornalista entrou na família real espanhola ao anunciar o noivado com Felipe, em 2003.
Porém, uma vez que é ativo nas redes sociais, é possível desvendar de vez em quando um pouco da sua vida pessoal e dos valores com os quais educou Letizia e as netas, a princesa Leonor e a infanta Sofia.
Foi o que aconteceu esta semana, quando Jesús Ortiz, de 74 anos, concordou com uma utilizadora do antigo Twitter sobre manter aparelhos eletrónicos fora dos quartos das crianças e proibi-los à hora do jantar em família.
A utilizadora daquela rede social escrevera que televisões e telemóveis não têm lugar no quarto das crianças e Ortiz respondeu que essa medida é "fundamental", acrescentando ainda: "E o jantar é à mesa, se possível com toda a família ao mesmo tempo, a conversar e a partilhar o seu dia, sem tabuleiros ou mesa de jantar à frente da TV".
Ortiz desenvolveu ainda o tema em relação ao uso de telemóveis, admitindo que tem de haver um "equilíbrio". "Se [as crianças] não os podem usar nas aulas ou em casa porque têm trabalhos e casa, então é necessário permitir alguns momentos de utilização para que possam manter as suas relações sociais o que, quer gostemos ou não, são através dos telemóveis", afirmou.