'

Notícia

Drama

Em fase terminal, jornalista partilha últimos dias de vida nas redes e quer cumprir um sonho antes de partir

A jornalista da BBC Deborah James foi diagnoticada com um cancro em 2016. Agora, está na fase terminal e recorreu às redes sociais a dar conta de que o seu corpo está exausto e não aguenta mais. Porém, não queria partir sem antes deixar um sonho realizado.
11 de maio de 2022 às 21:30
A luta de Deborah James contra o cancro
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James
Deborah James tem passado um mau bocado desde 2016, quando foi diagnosticada com um cancro no intestino. Neste momento, a jornalista está na fase terminal. "O meu corpo simplesmente não pode continuar mais", escreveu Deborah no último post que fez no Instagram. Esta que disse ser "a mensagem que nunca quis escrever".

Na altura em que recebeu o diagnóstico, a jornalista ouviu as palavras que ninguém quer ouvir: "Tens cancro no intestino em fase 4, incurável, e as tuas hipóteses de chegar aos cinco anos são provavelmente inexcedíveis."

A verdade é que já lá vão mais de cinco anos, mas agora a jornalista sente que está na sua hora. A viagem que iniciou quando descobriu o cancro foi partilhada com os seus seguidores, mostrando toda a sua experiência nas redes sociais. Os tratamentos, as dores que estava a sentir, as expetativas que tinha e os resultados dos tratamentos fossem eles positivos ou negativos.

Agora, a locutora do podcast 'You, Me and The Big C' está a aproveitar os últimos momentos ao lado da família. "Os meus cuidados ativos pararam e agora mudei-me para uma clínica em cuidados paliativos, com a minha família incrível à minha volta e o foco está em garantir que não estou a sofrer e passar tempo com eles", confidenciou Deborah.

A jornalista da BBC acrescentou ainda que "ninguém sabe" quanto tempo lhe resta. Por essa razão confessou que tinha um sonho antes de morrer. Deborah pretende ajudar outras pessoas que estejam a passar por um cancro, angariando fundos para investir em mais pesquisas sobre a doença.

Para realizar esse sonho criou o seu próprio fundo solidário, ao qual chamou 'Bowel Babe Fund'. Este fundo tem o objetivo de "dar mais tempo a mais Deborah's!".

Na sua cabeça, a jornalista tinha um número de donativos pensado, cerca de um quarto de milhão de libras, ou seja, cerca de 291 mil euros. Contudo, foi surpreendida pela generosidade das pessoas que doaram cerca de 1 milhão de libras (1 milhão e 164 mil euros) em 24 horas, o que deixou a jornalista feliz.

A lutar contra um cancro, Mariama Barbosa mostra-se positiva no regresso ao trabalho
Até ao presente momento, em menos de 48h, Deborah James já angariou mais de 2 milhões de libras, o que equivale a 2 milhões e 328 mil euros.  

"Não consigo agradecer o suficiente às pessoas pela generosidade. Significa muito para mim (...) faz-me sentir que estamos todos juntos no final e que todos queremos fazer a diferença", agradeceu a jornalista numa entrevista que fez esta quarta-feira, 11 de maio, no programa "BBC Breakfast" e que poderá ver na BBC.



Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever