
Bastaram poucas horas para que o vídeo, em que se percebe nitidamente o desacordo entre Letizia e a sogra, se tornasse viral no mundo inteiro. Muitos espanhóis, sobretudo os que nunca gostaram da mulher do rei Felipe VI, apressaram-se a criticar ferozmente a atitude da rainha.
Perante o escândalo que está a manchar a reputação da antiga jornalista da TVE, Imma Aguilar, uma amiga muito próxima de Letizia desde os tempos em que ambas foram colegas na CNN+, mais precisamente entre 1999 e 2000, já veio a público defender a rainha: "Está preocupada e desolada" por causa do momento de tensão vivido com a rainha emérita à saída da catedral de palma de maiorca, no passado domingo.
"Penso que são as imagens de uma mãe preocupada com a imagem das suas filhas. Já falei com a rainha Letizia que está preocupada e bastante desolada com a situação. Ela está muito envolvida no cuidado das suas filhas e com a proteção da sua imagem. Por isso, preocupa-a quem tira as fotografias, onde serão publicadas, quem se aproxima das meninas... é uma reação muito maternal", avançou Imma Aguilar ao programa El círculo de Telemadrid.
Mas a amiga de Letizia não se ficou por aqui na defesa pública da rainha: "Foi uma tontice, não é nada de grave e se passou nada de especial. Foi apenas o gesto natural de uma mãe preocupada. Ela não é uma pessoa que foi educada para ter um determinado comportamento público. Sente-se afectada, preocupada e está a sofrer".