
O ex-marido de Telma Ortiz, irmã da rainha Letizia, revelou que viveu uma relação íntima com a ex-jornalista e chegou a comprar um anel de noivado mas não fez o pedido de casamento por causa dos avanços do então príncipe Felipe.
A revelação de Jaime de Burgo foi feita no novo livro de Jaime Peñafiel, 'Letizia y yo', lançado na semana passada, em que o empresário revela pela primeira vez os pormenores da sua relação com a mulher de Felipe VI e como conheceu Telma Ortiz.
A relação de Jaime del Burgo e Letizia começou em Veneza e teve "quatro etapas", relatou o empresário no livro de Peñafiel, citado pela imprensa espanhola.
Antes de saber do namoro da então jornalista com Felipe, Jaime chegou a comprar um anel de noivado e planeou um pedido de casamento, mas no jantar Letizia confessou que a vida estava prestes a mudar.
"A última etapa desta aventura terminou com um jantar no jardim do hotel Ritz de Madrid", disse Jaime. "Tinha um anel de pedido de casamento no bolso". Mas o homem nunca pôde fazer o pedido porque Letizia disse ali que tinha conhecido um homem que ia mudar a sua vida: Felipe de Borbón, o então herdeiro da coroa.
Depois daquele jantar, Letizia e Jaime continuaram a ser amigos. O empresário chegou a ser testemunha do casamento da ex-jornalista com Felipe. Com o ex-príncipe das Astúrias, Jaime também criou fortes laços, contou.
Mas a proximidade com Letizia acabou em agosto de 2011 depois de uma discussão, no palácio de Marivent, em Maiorca. "Em novembro deste ano estava em Londres e recebi uma chamada. Foi muito breve. Disse-me: 'Não podemos continuar a ver-nos'. E desligou".
A relação secreta com Telma Ortiz
O noivado e o casamento secreto de Jaime del Burgo com a irmã de Letizia, Telma, aconteceu em 2012. Depois de um encontro do empresário com Felipe, Letizia e a irmã da rainha, os quatro foram ao cinema e no regresso Jaime aproveitou uma boleia de Telma.
"Ao sair, chovia torrencialmente e em vez de regressar no carro com os príncipes, voltei no de Telma. Quando chegamos ao Pavilhão do Príncipe chovia tanto que não pudemos sair. Ficamos ali cerca de uma hora a falar. Telma pediu que fosse visitá-la em Barcelona, onde vivia na altura. E foi o que fiz. Liguei-lhe e fui. Disse-lhe que a sua irmã não devia saber que tinha ido lá. Não se surpreendeu. A ela também lhe havia proibido de ver-me", contou.
Jaime e Telma estiveram apenas quatro anos casados e já tinham anunciado a separação apenas dois anos depois de terem trocado alianças, mas acabaram por ter tentar mais uma vez. Muito do casamento foi vivido à distância - ela em Barcelona, e ele a viajar a trabalho.
Jaime garante que guardou as provas da relação com Letizia, "fotografias, vídeos, telemóveis, SMS".
O empresário voltou a casar, com uma mulher sueca, é pai, e vive entre Londres e a Califórnia, mas recentemente teve a notícia que está a começar a perder a memória, por isso está a escrever uma biografia.