
A relação de Jaime del Burgo com membros da família real espanhola continua a causar escândalo. De acordo com a jornalista Pilar Eyre, o ex-cunhado de Letizia tinha um estranho pacto com a ex-mulher, Telma Ortiz, de nunca viver na mesma casa, nem sequer quando estavam na mesma cidade.
Já se sabia que o casamento de quatro anos de Jaime del Burgo e Telma Ortiz foi marcado pela distância. O próprio advogado confessou as dificuldades que levaram ao divórcio, mas agora Pilar Eyre revelou que quando Jaime ia a Barcelona, onde a mulher vivia, ficava hospedado num hotel.
"Foi uma grande surpresa quando de repente, em 2012, [Telma] anunciou o seu noivado com Jaime del Burgo, um velho amigo de sua irmã, e que eles casaram na igreja dois meses depois", recordou Pilar Eyre na revista 'Lecturas', citada pelo 'El Nacional' e pelo 'Voz Populi'. Um casamento "ao qual Letizia não compareceu, embora tenha ido à festa em Itália".
A jornalista continuou a explicar que o casamento de Telma Ortiz e Jaime del Burgo foi "estranho": "Ele vivia entre a Suíça e os Estados Unidos e ela continuou a residir em Barcelona, mas quando visitava-a, ficava hospedado no Hotel Arts em vez de dividir o apartamento em Sarriá com a mulher."
O período de casamento de Jaime del Burgo e Telma coincidiu também com problemas na relação com a rainha Letizia, que se afastou naquela altura. "A relação do casal com Letizia foi distante". E isso notou-se também quando del Burgo não esteve presente na coroação do seu cunhado, o rei Felipe VI. O advogado, recorde-se, era próximo do casal real, tendo sido uma das testemunhas do casamento de Letizia e Felipe.
Jaime del Burgo alegou, no entanto, ter sido amante de Letizia. A suposta relação com a rainha, segundo ele, teve quatro fases: a primeira quando a ex-jornalista namorava o então príncipe Felipe; a segunda fase de amizade; a terceira fase uma relação extraconjugal entre 2010 e 2011 que terá sido reatada dentro do palácio da Zarzuela; e a última fase como cunhados, quando del Burgo casou com Telma Ortiz, apenas alguns semanas depois do início do namoro.