
Jaime del Burgo é uma das pessoas mais próximas dos reis de Espanha a intervir publicamente para providenciar as suas perspetivas acerca da monarquia: é ex-cunhado da rainha Letizia após ter sido casado com a irmã desta, Telma Ortiz.
A comunicação espanhola dedicou-se portanto a escalpelizar o passado e a ascensão de Jaime del Burgo: é filho de Jaime Ignacio del Burgo Torres, ex-presidente da Comunidade Foral de Navarra e deputado do Partido Popular de Navarra durante 28 anos.
A nível da sua carreira profissional foi advogado e empresário de negócios digitais e a pesada intensidade laboral comprometeu o casamento com Telma Ortiz, que começou em 2012 e teve o seu término somente quatro anos mais tarde.
A partir daí, perdeu mediatismo ao afastar-se da vida da família real. Mudou-se para Londres onde edificou um novo romance com a advogada sueca Lucía Díaz Liljestrom e tem-se focado na dimensão laboral da sua vida.
No entanto, já foram diversas as intervenções públicas a partir das redes sociais e, agora, o seu nome voltou à ordem do dia ao assumir um papel de preponderância no novo livro do especialista em realeza Jaime Peñafiel sobre a mulher do rei Felipe VI, intitulado ‘Letizia y yo’.