
Depois de dois anos longe de Espanha, Juan Carlos regressa. E fez questão de mandar dizer publicamente que neste regresso a casa vai estar com a filho, o rei Felipe, e com a mulher, a rainha emérita Sofia. Até agora, a imprensa espanhola aventava que Sofia ia aproveitar o regresso do marido a Espanha para "fugir" para Miami, aproveitando um evento para estar longe na altura do reencontro de Juan Carlos com o atual monarca.
"Sua Majestade o Rei Dom Juan Carlos enviou esta tarde a Casa de Sua Majestade o Rei o seu desejo de que se torne pública a sua decisão de deslocar-se a Espanha a partir de amanhã, dia 19, até à próxima segunda-feira, dia 23 de maio", refere a Casa Real em comunicado divulgado esta quarta-feira.
"Dom Juan Carlos tem previsto permanecer durante essas datas na localidade galega de Sanxenxo e na segunda-feira, 23, viajará para Madrid para estar com Sua Majestade o Rei, com Sua Majestade a Rainha Dona Sofia e outros membros da sua família no Palácio da Zarzuela. Nesse mesmo dia, Sua Majestade o Rei Juan Carlos regressará a Abu Dhabi, onde fixou residência de forma permanente e estável. Esta visita enquadra-se no desejo de Sua Majestade o Rei Dom Juan Carlos de se deslocar com frequência a Espanha para visitar família e amigos e organizar a sua vida pessoal e local de residência em âmbitos de caráter privado, tal como expressa a carta que dirigiu a Sua Majestade o Rei no passado dia 5 de março", remata a nota oficial.
O reencontro entre Juan Carlos e Sofia acontece na segunda-feira, dia em que a rainha emérita regressa de Miami, onde foi para participar numa cerimónia a bordo do navio-escola Juan Sebastián Elcano.