
Falta apenas um mês para a coroação do rei Carlos III e da rainha Camilla, que vai decorrer a 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres, numa cerimónia histórica. Mas, 70 anos depois da coroação da rainha Isabel II, o que já se sabe sobre a cerimónia?
De acordo com o 'The Telegraph', uma série de eventos vão decorrer ao longo de todo o final de semana e na segunda-feira, 8 de maio, que é feriado no Reino Unido. Toda a operação está a ser chamada de 'Golden Orb'.Sobre o dia 6 de maio, mais concretamente, o rei Carlos III e a rainha Camilla vão chegar à Abadia de Westminster depois de fazerem um cortejo de quase dois quilómetros desde o Palácio de Buckingham até à igreja.
Quando Isabel II foi coroada em 1953, cerca de oito mil convidados de 129 países estiveram presentes. Mas Carlos III e Camilla reduziram este número para dois mil convidados.
Durante a cerimónia, o público vai ouvir 12 músicas que foram escolhidas pelo próprio Carlos III, e isso inclui música ortodoxa grega, uma homenagem ao pai do rei, Filipe, duque de Edimburgo.
Nas ruas do Reino Unido será tocada uma playlist com 27 canções, a maior parte de artistas britânicos, sendo a grande ausência o cantor Elton John - artista que tinha a grande consideração da rainha Isabel II e que cantou no funeral da princesa Diana, mas que recusou o convite da casa real para integrar esta lista.
Dentro da Abadia de Westminster, o arcebispo da Cantuária vai conduzir a cerimónia religiosa. Carlos III vai ser ungido com o óleo sagrado, tal como aconteceu com a rainha Isabel II, e vai sentar no trono do rei Eduardo, que tem 727 anos e teve de passar por uma nova restauração recentemente para esta cerimónia.
Carlos III vai sentar no trono a segurar os cetros do soberano para receber a coroa de Santo Eduardo. É esperado ainda o juramento do rei a segurar a orbe dourada. Camilla também será ungida e coroada nestes momentos da cerimónia, com a coroa da bisavó de Carlos, a rainha Maria. Depois da coroação, o rei e a rainha regressarão ao palácio de Buckingham acompanhados por outros membros da família real britânica. Ainda não se sabe qual será o veículo usado por Carlos e Camilla mas a expectativa é que os rei sejam vistos na carruagem de ouro.
Depois da coroação, o rei e a rainha regressarão ao palácio de Buckingham acompanhados por outros membros da família real britânica. Ainda não se sabe qual será o veículo usado por Carlos e Camilla mas a expectativa é que os rei sejam vistos na carruagem de ouro.
Em seguida, a família real reúne-se na varanda do palácio para cumprimentar o público. Nos dois dias seguintes são esperadas várias festas pelo país, mas especificamente a segunda-feira é um dia especial na programação de Carlos III. O rei está a promover o voluntariado no país com o projeto Big Help Out, e a expectativa é que várias pessoas inscrevam-se no dia 8 de maio para criar um legado duradouro de voluntariado.
O rei está a promover o voluntariado no país com o projeto Big Help Out, e a expectativa é que várias pessoas inscrevam-se no dia 8 de maio para criar um legado duradouro de voluntariado.