
Decorreu esta terça-feira, na Abadia de Westminster, o serviço religioso de tributo ao príncipe Philip, marido da rainha Isabel II, quase um ano após a sua morte, em abril de 2021, completando a homenagem prestada no funeral que teve lugar pouco tempo depois, limitado pelas condicionantes relativas da pandemia de covid-19. O príncipe Harry e Meghan Markle foram os principais ausentes, como já era sabido, ele que continua sem regressar ao Reino Unido desde julho, quando, ao lado do seu irmão, foi inaugurada uma estátua da sua malograda mãe, a princesa Diana.
A presença da rainha Isabel II esteve em dúvida até ao último momento, devido aos problemas de saúde que a têm assombrado nos últimos tempos, mas a monarca acabou mesmo por comparecer, na sua primeira aparição pública dos últimos cinco meses, tendo sido acompanhada pelo seu filho, o príncipe André, que recentemente se tem visto envolto em várias polémicas ligadas a crimes de índole sexual, na viagem desde o castelo de Windsor, assim como à saída da abadia.
Também o príncipe Carlos, Camilla Parker Bowles, o príncipe William, junto de Kate Middleton e dos filhos George e Charlotte, o príncipe Eduardo e Sophie Rhys-Jones estiveram entre os presentes, assim como o primeiro-ministro britânico Boris Johnson. Do estrangeiro, chegaram alguns representantes reais de outros países: compareceram o rei Felipe VI de Espanha, junto da rainha Letizia, o príncipe Alberto II do Mónaco, sem a princesa Charlene, o rei Guilherme Alexandre e a rainha Máxima dos Países Baixos, entre outros.
A cerimónia, que começou com meia hora de atraso, teve a duração aproximadamente de cinquenta minutos e, nela, foi visível uma Isabel II emocionada, relembrando a partida do seu companheiro de vida. Por pedido do próprio Philip, o hino ‘Guide Me, O Thou Great Redeemer’, que não pôde ser tocado no funeral, antecedeu o hino nacional do Reino Unido que soou no final do serviço.
A heartbreaking moment
— The Mirror (@DailyMirror) March 29, 2022
The Queen paid a tearful farewell to Prince Philip as the royals gathered for a memorial service to the Duke of Edinburghhttps://t.co/3RFPKRtwOK pic.twitter.com/CmAOIRIYNx