
Foi o primeiro divórcio na família real de Espanha, mas as razões para o fim do casamento da infanta Elena e Jaime Marichalar nunca foram tornadas públicas. Até ao momento.
Os antigos duques de Lugo, que se separaram-se oficialmente há 15 anos, terão chegado a um acordo após a filha mais velha de Juan Carlos e Sofia ter dito "Basta" ao pai dos seus dois filhos: Froilán e Victoria Federica.
A infanta não aguentou mais a intensa vida social do marido. Chegava todos os dias a altas horas da madrugada a casa, não abdicava da sua agenda social, nem quando era o seu apoio em casa e com os filhos era mais preciso.
Diz-se que Elena se cansou de esperar que Jaime Marichalar chegasse a casa, que fosse mais pai e mais marido. Por outro lado, o duque de Lugo também não admitia à mulher que esta reclamasse das suas constantes ausências. As discussões eram, por isso, frequentes e exemplo disso, foi uma altercação pública nas ruas de Nova Iorque.
O casal já não conseguia conviver sem discutir e gritar. A incompatibilidade já era tanta entre Elena e Jaime que o divórcio foi a única saída possível.