
Maria João, a discreta companheira de Rúben Amorim - o treinador de quem todos falam pela iminente transferência do Sporting Clube de Portugal para o Manchester United - é cunhada do todo-poderoso Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain e responsável pela transferência mais cara de sempre, do futebolista Neymar para o PSG por 222 milhões de euros.
Maria João é irmã de Daniela, casada com Antero. Mas quem é Antero Henrique para além de ser responsável pela transferência mais cara de sempre no mundo do futebol? Era o braço direito de Pinto da Costa quando este ainda era presidente do clube azul e branco.
Agora - a par com Hugo Viana - está a ser apontado como responsável pela saída de Amorim para Inglaterra. De acordo com o jornal ‘Record’, o ainda diretor desportivo dos leões, bem como o cunhado do técnico português, foram peças essenciais na transferência para o Manchester United.
Mas voltemos à ligação entre o ainda comandante leonino e o cunhado. Ligação que acabou por ser questionada, principalmente depois de o hacker Rui Pinto ter afirmado que Antero Henrique estava bastante "empenhado no sucesso desportivo do Sporting", tendo sido "um dos beneficiários das comissões na ida de Amorim para Alvalade".
Segundo noticiou o jornal 'Expresso', a empresa DHZ Consulting, controlada por Antero Henrique, passou uma fatura de 500 mil euros, mais IVA (com um total de 615 mil euros), pela "prestação de serviços de consultoria e assessoria, tendo em vista a transferência do treinador de futebol Rúben Amorim, do Sporting Clube de Braga para o Sporting Clube de Portugal. As declarações obrigaram Amorim a quebrar o silêncio sobre a sua família, apesar de nunca se ter mostrado comprometido com as chamadas 'ligações perigosas'. "No que toca à minha relação familiar, pelo sim pelo não, ainda falei com ele esta semana para ver se ganhamos outra vez para estarmos tranquilos. São coisas normais no futebol", disse o técnico, não se mostrando abalado. Certo é que, desde essa altura, vedou ainda mais a sua intimidade, protegendo a família dos meandros do futebol.