
Antes de se dedicar à agricultura, Ricardo Bernardes tinha um grande sonho: vingar no mundo tauromáquico. Foi o desejo de aprender a montar a cavalo e a paixão pela vida do campo que levaram o concorrente de 'Quem Quer Casar com o Agricultor?', de 41 anos de idade, até à casa do malogrado cavaleiro Joaquim Bastinhas, em Elvas.
Com penas 14 anos, Ricardo Bernardes passou "a fazer parte da família" do mestre Bastinhas, falecido em dezembro de 2018, e tornou-se uma das pessoas de confiança do cavaleiro, que este tratava com muito apreço. "O Ricardo chegou lá a casa era um miúdo. Foi para lá aprender a montar e começou também a tratar dos cavalos. Viveu no monte uns quatro ou cinco anos, segundo me lembro. Ele era miúdo e os pais vinham cá visitá-lo", conta uma fonte próxima do concorrente do reality show.
Segundo a mesma fonte, Joaquim Bastinhas desenvolveu um enorme carinho por Ricardo. "Ele gostava muito dele e tratava-o bem, tal como sempre tratou aqueles por quem tinha uma grande estima. Depois do Ricardo lá ter vivido, continuou a fazer visitas à família e a ir à herdade."
Ao longo desses anos Ricardo desenvolveu uma bonita amizade com Marcos Bastinhas, filho de Joaquim, e marido de Dália Madruga, antiga apresentadora da RTP.
"Eles têm poucos anos de diferença e acabaram por se afeiçoar um ao outro. O Marcos também ajudou muito o Ricardo nesta paixão pela arte de tourear e ele chegou ainda a fazê-lo como amador. Aliás, ainda chegaram a tourear juntos. O Ricardo fez meia dúzia de corridas e alguns festivais taurinos", confirma a mesma fonte.Este domingo começa a sua aventura no reality show da SIC, onde tal como os outros candidatos, parte à procura do amor.