
Cristina Ferreira convidou dois pescadores para falarem, esta manhã, sobre a faina do bacalhau. Um desses homens foi Guilherme Piló, de 77 anos, que relatou a vida difícil passada a bordo de um barco, na Gronelândia. Seis meses de muito trabalho, "sem tomar banho", com temperaturas negativas e onde também se "passava fome".
"Fui o melhor entre 80 pescadores e trouxe (em 1967) 16 contos de reis para Portugal", começou por dizer Guilherme Piló. Cristina Ferreira quis saber se essa foi a quantia auferia por seis meses de trabalho, ao que o pescador respondeu: "Sim, seis meses... não era por mês".
A apresentadora avaliou: "Se fosse um mês era melhor" e o pescador retorquiu sem hesitar: "Ohh filha, você ganha mais numa hora do que eu ganho em seis meses".
Cristina Ferreira deu uma das suas sonoras gargalhadas mas não deixou Guilherme Piló sem resposta:"Sabe lá quanto é que eu ganho? E sabe lá quantos anzóis é que eu lanço aqui por dia. Ahhh pois é... e os peixes que eu tenho pescado e o difícil que isto é".