
Alexandra Lencastre comprou uma casa nova em Sintra, onde vive com a mãe, Maria Alencastre Telo, doente com Alzheimer.
Foi durante a apresentação de 'Dança com as Estrelas', no 8 de Marvila, em Lisboa, que a atriz revelou a condição da progenitora. "A minha mãe vive comigo. Está com Alzheimer profundo, mas está feliz", revelou Alexandra que, pela segunda vez, tem que lidar com esta doença. Anteriormente, foi a avó da atriz que também teve Alzheimer. Faleceu em 2015, com complicações causadas pela doença.
A atriz é atualmente a "cuidadora" da mãe. "Este papel é bonito, mas triste. Às vezes é muito recompensador, pois durmo de consciência tranquila ao tê-la ao pé de mim. E vai ser assim até eu poder e tiver forças para isso", garantiu.
A doença está em estado avançado e a mãe de Alexandra Lencastre já não reconhece a filha. "Já não me conhece. Chama-me mãe muitas vezes. Na cabeça dela, os papéis inverteram-se", descreveu a atriz, visivelmente emocionada. Alexandra Lencastre assegura que está a fazer tudo por tudo para manter a memória da mãe o mais lúcida possível. "Por vezes, lembra-se do nome Alexandra Lencastre, mas lembra-se disso como de outra coisa qualquer. Tento que a minha mãe mantenha a memória e se lembre do nome dos pais dela, tento que escreva o nome dela e os nossos. Uma pessoa assim perde muita qualidade de vida. Neste momento, a minha mãe tem a idade mental de uma criança de 3 anos, embora tenha 80", lamenta a atriz.
Apesar da doença degenerativa, Alexandra refere que a mãe "está ágil" fisicamente. "Ela é um amor. Não há ninguém que não se tenha apaixonado pela minha mãe. É um doce de doente. Não é rebujenta, nem exigente, e torna tudo mais fácil".
Alexandra Lencastre diz que, por causa da doença da mãe, atualmente, gere a sua vida "com sensatez", em relação a tudo. "É bom para o nosso coração. Tem que haver muita emoção e dedicação nestas alturas. Por vezes tenho que me anular, como fiz com as minhas filhas. É o que se faz pelos que se ama. Tudo o que é feito com amor e sensatez é sempre bem feito e com amor"
Inicialmente, as filhas da atriz, Catarina e Margarida, ficaram um pouco assustadas com a doença mas, agora, já se habituaram e são uma força importante no apoio à mãe e à avó. "Instalam-se ao lado dela e veem filmes antigos de animação. E assim estão conectadas", descreve Alexandra Lencastre.