'
Polémica

Amizades estragadas, ciúmes e zangas! As três mulheres que se apaixonaram por João Canijo

O cinesta conquistou o coração de três das melhores atrizes do panorama artístico nacional: Rita Blanco, Margarida Marinho e Alexandra Lencastre.
Por FLASH! | 30 de janeiro de 2026 às 09:41
Amizades estragadas, ciúmes e zangas! As três mulheres que se apaixonaram por João Canijo
Rita Blanco, Margarida Marinho, Alexandra Lencastre
João Canijo
Rita Blanco
Margarida Marinho
Alexandra Lencastre
Rita Blanco, Margarida Marinho, Alexandra Lencastre
João Canijo
Rita Blanco
Margarida Marinho
Alexandra Lencastre

Rita Blanco, Margarida Marinho e Alexandra Lencastre: são três das mais respeitadas e talentosas atrizes portuguesas e já foram amigas... até ao dia em que se apaixonaram pelo mesmo homem: o cineasta João Canijo que foi encontrado morto esta quinta-feira, 29, na sua casa de Vila Viçosa, no Alentejo. Entre as referidas atrizes houve cenas de ciúmes e zangas, especialmente entre Alexandra Lencastre e Margarida Marinho.

Num passado já longínquo trabalharam juntas, foram confidentes e chegaram a ser amigas muito próximas. Contudo, esta amizade ficou manchada ao ponto de se recusarem a trabalhar no mesmo projeto profissional. Estiveram inclusivamente sem se falar durante muitos anos. Hoje, já ultrapassaram a zanga mas ainda assim não voltaram a ser amigas.

A amizade acabou no dia em que ambas se apaixonaram pelo mesmo homem. Esta história é antiga mas deixou marcas para sempre. A saber: Alexandra e Margarida pertenciam ao elenco de 'Quem Pode Pode', uma peça encenada por João Canijo. E foi precisamente pelo encenador que ambas se apaixonaram. Margarida Marinho acabou por "ganhar" e chegou mesmo a casar com João Canijo. Anos mais tarde, Margarida e João divorciaram-se e Alexandra voltou a tentar seduzir o conhecido realizador.

Voltou a "perdê-lo" para outra amiga. Rita Blanco foi a mulher que se seguiu na vida de João Canijo. Elas que foram como irmãs, também acabaram de costas voltadas. Não se sabe se por causa, ou não de João Canijo.  "É verdade que tinhamos uma relação de irmãs. Éramos muito cúmplices. até estive com ela de mãos dadas quando a Alice [filha de Rita Blanco] nasceu. Sempre a amei muito e ela sempre gostou muito de mim, mas ralhava muito comigo (...) Ela é uma pessoa única, muito especial e original, mas entretanto teve a necessidade de se afastar. Nunca me explicou a razão", revelou anos mais tarde Alexandra, mas sem abrir o livro sobre as causas reais para a zanga. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável