
Artur Garcia foi um dos cantores mais populares em Portugal, tendo participado em várias edições do Festival da Canção da RTP. Durante as décadas de 1960 e 1970 foi um dos reis da música popular portuguesa. O cantor morreu no início deste ano depois de sofrer um AVC severo. Artur Garcia tinha 83 anos de idade. Sabe-se agora que viveu um amor "escondido" durante 50 anos. Eduardo Jorge Silva, de 64 anos, é o homem que amou e continua a amar Artur Garcia. Nunca quis protagonismo, manteve-se sempre nos bastidores. Os dois eram da mesma zona de Lisboa. Artur Garcia era de Alcântara e Jorge da Ajuda. As mães foram colegas de trabalho. Os pormenores foram revelados durante a conversa com Júlia Pinheiro.
Artur Garcia tinha 83 anos de idade. Sabe-se agora que viveu um amor "escondido" durante 50 anos. Eduardo Jorge Silva, de 64 anos, é o homem que amou e continua a amar Artur Garcia. Nunca quis protagonismo, manteve-se sempre nos bastidores. Os dois eram da mesma zona de Lisboa. Artur Garcia era de Alcântara e Jorge da Ajuda. As mães foram colegas de trabalho. Os pormenores foram revelados durante a conversa com Júlia Pinheiro.
Jorge Silva casou com apenas 17 anos. Desse casamento teve dois filhos. O filho, Artur Jorge, tem agora 44 anos de idade e é afilhado do cantor. A filha perdeu-a na luta contra a toxicodependência. Jorge foi falar com Artur depois de um rapaz amigo lhe pedir para encontrar uma forma de apresentá-los. A conversa aconteceu na pequena loja de discos do cantor. Um convite para tomar café acabou por dar o pontapé de partida para o resto da sua vida e para o grande amor que estava prestes a acontecer. Durante 21 anos, Jorge Silva continuou casado enquanto mantinha um relacionamento com Artur Garcia. Levava uma vida dupla. "Saía do emprego, ia a casa jantar e saía para ir ter com ele [Artur Garcia]", recorda Jorge desses primeiros tempos. "A minha mulher sempre aceitou a presença do Artur e nunca me disse nada até hoje. O Artur e eu tínhamos uma vida de casal mas cada um em sua casa", refere. Jorge Silva não aguenta viver na mentira e divorcia-se. "Não queria a vida dupla e eu escolhi-o a ele". Depois do longo divórcio – era casado pela Igreja –, Jorge vai viver para casa de Artur Garcia. A partir daqui estavam sempre juntos, mas Jorge fez questão de permanecer nos bastidores. Artur Garcia nunca assumiu publicamente o namorado. Tratava-o por compadre. "Ele não queria por causa da mãe. Era uma mulher muito conservadora. Enquanto a mãe foi viva o Artur quis manter a imagem de filho bonzinho e certinho", justifica o marido.
Durante 21 anos, Jorge Silva continuou casado enquanto mantinha um relacionamento com Artur Garcia. Levava uma vida dupla. "Saía do emprego, ia a casa jantar e saía para ir ter com ele [Artur Garcia]", recorda Jorge desses primeiros tempos. "A minha mulher sempre aceitou a presença do Artur e nunca me disse nada até hoje. O Artur e eu tínhamos uma vida de casal mas cada um em sua casa", refere.
Jorge Silva não aguenta viver na mentira e divorcia-se. "Não queria a vida dupla e eu escolhi-o a ele". Depois do longo divórcio – era casado pela Igreja –, Jorge vai viver para casa de Artur Garcia. A partir daqui estavam sempre juntos, mas Jorge fez questão de permanecer nos bastidores. Artur Garcia nunca assumiu publicamente o namorado. Tratava-o por compadre. "Ele não queria por causa da mãe. Era uma mulher muito conservadora. Enquanto a mãe foi viva o Artur quis manter a imagem de filho bonzinho e certinho", justifica o marido.
O casamento também aconteceu um pouco à revelia do cantor. Na altura tinham um bar na Costa de Caparica. Duas amigas tinham acabado de casar. Foram as primeiras a fazê-lo em Portugal. Jorge Silva desafiou-as: "trata lá dos papéis que eu também me caso." "Não ligues que ele é maluco", reagiu Artur Garcia. Mas o casamento realizou-se mesmo. Artur Garcia e Jorge Silva casaram em Setúbal. Dias depois, o músico haveria de negá-lo a um jornalista. "Telefonaram lá para casa e ele disse que não tinha casado, que eram boatos. Se tivesse sido eu a atender teria dito logo que sim", recorda Jorge. Pelo meio ainda educaram uma criança. Artur Garcia adotou o neto de Jorge Silva para que os dois o pudessem criar depois da morte da filha do marido do cantor. Tem agora 24 anos de idade.
Mas o casamento realizou-se mesmo. Artur Garcia e Jorge Silva casaram em Setúbal. Dias depois, o músico haveria de negá-lo a um jornalista. "Telefonaram lá para casa e ele disse que não tinha casado, que eram boatos. Se tivesse sido eu a atender teria dito logo que sim", recorda Jorge.
Pelo meio ainda educaram uma criança. Artur Garcia adotou o neto de Jorge Silva para que os dois o pudessem criar depois da morte da filha do marido do cantor. Tem agora 24 anos de idade.