
Aos 57 anos de idade, Alexandra Lencastre decidiu entregar-se novamente nas mãos dos médicos para mexer no nariz, no rosto e no pescoço. "São tratamentos não invasivos", começa por admitir a atriz. "O meu nariz tem um ligeiro declive, que me dificulta ligeiramente a respiração, pelo que um bocadinho de ácido hialurónico ajuda a mantê-lo direito. A pele do pescoço vai caindo e este tratamento serve para ajudar a diminuir o papo que a idade nos vai criando."
A interpretar Isabel na novela ‘Por Ti’, da SIC, e já a trabalhar na nova novela da estação de Paço de Arcos, ‘Caminhos Cruzados’, Alexandra Lencastre não tem problemas em confessar as suas cirurgias estéticas, esta última há duas semanas: "Gosto de cuidar de mim. Como é óbvio, a idade vai pesando. Não quero voltar a ter 20 anos e não costumo fazer assim tantos tratamentos, como a maioria das pessoas pensa, mas gosto de ir mantendo alguma jovialidade dentro do envelhecimento normal."
A consagrada atriz, outrora uma sex-symbol em Portugal, admite ainda ser uma mulher vaidosa, "mas não de extremos", e sabe bem que a imagem na sua profissão é primordial. "Para uma atriz, o talento e a dedicação são mais importantes do que a imagem, mas acabamos por fazer várias coisas e, por isso, uma imagem cuidada ajuda-os a chegar a mais lados. Qualquer profissão é ingrata quando se começa a envelhecer, mas isso deve-se ao mundo em que vivemos e àquilo em que a sociedade se tornou. A idade traz-nos experiência, que muitas vezes é desconsiderada. É uma pena vermos tantas mulheres e homens fantásticos postos de lado porque já não têm a frescura de uma imagem mais jovem."
Alexandra Lencastre termina com mais uma confissão, esta sobre o medo de envelhecer. "Incomoda-me a falta de saúde que o envelhecimento, naturalmente, vai trazendo. Ainda não é o meu caso, mas não deixa de ser uma preocupação. O resto vai-se tratando. Não quero deixar de ter rugas, quero apenas amenizá-las."